Como é a vida nas 3 cidades com os maiores salários do RS?

Afinal, será que nas cidades com os maiores salários do RS se tem mais qualidade de vida? Analisamos 3 municípios com renda média maior que Porto Alegre.

De acordo com o Censo de 2022 do IBGE, há 3 cidades com os maiores salários do RS e que não são capital: Triunfo, Candiota e Garruchos. Nelas, a média de ganhos por pessoa supera os R$ 5.648.

A seguir vamos analisar essas três cidades para saber se a média salarial reflete em desenvolvimento e qualidade de vida, ou se é apenas reflexo de uma alta concentração de renda nas mãos de poucos.

Atividades econômicas

  • Triunfo é uma cidade industrial, que se beneficia da proximidade com a capital gaúcha e com as rodovias BR-116 e BR-290. A cidade tem um forte setor de serviços, que atende às necessidades da população local e dos trabalhadores da indústria.
  • Candiota é uma cidade mineradora, que se beneficia da proximidade com as reservas de carvão mineral do estado. A cidade também tem um pequeno setor agrícola, que fornece alimentos para a população local.
  • Garruchos é uma cidade agrícola, que se beneficia da fertilidade do solo da região. A cidade também tem um pequeno setor de serviços, que atende às necessidades da população local.

Qualidade de vida

As três cidades têm índices de qualidade de vida considerados médios para o estado.

  • Triunfo tem um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,733, considerado alto. A cidade tem uma boa infraestrutura urbana, com acesso a saneamento básico, saúde e educação de qualidade.
  • Candiota tem um IDHM de 0,698, considerado médio. A cidade tem uma boa infraestrutura urbana, mas apresenta alguns problemas de saneamento básico. A educação e a saúde também são boas, mas não são tão desenvolvidas quanto em Triunfo.
  • Garruchos tem um IDHM de 0,671, considerado médio. A cidade tem uma infraestrutura urbana precária, com acesso limitado a saneamento básico, saúde e educação.

Distribuição de renda

As três cidades têm uma distribuição de renda considerada desigual.

  • Triunfo tem um percentual de 31,1% da população com rendimento nominal mensal per capita de até 1/2 salário mínimo, considerado alto. A cidade também tem um percentual de 20,9% da população com rendimento nominal mensal per capita de até 3 salários mínimos, considerado médio.
  • Candiota tem um percentual de 37,2% da população com rendimento nominal mensal per capita de até 1/2 salário mínimo, considerado alto. A cidade também tem um percentual de 18,1% da população com rendimento nominal mensal per capita de até 3 salários mínimos, considerado médio.
  • Garruchos tem um percentual de 41,3% da população com rendimento nominal mensal per capita de até 1/2 salário mínimo, considerado muito alto. A cidade também tem um percentual de 15,5% da população com rendimento nominal mensal per capita de até 3 salários mínimos, considerado baixo.

Desigualdade Social

As três cidades gaúchas com salários mensais médios iguais ou maiores do que os de Porto Alegre têm características distintas, mas todas elas têm em comum o fato de estarem localizadas em regiões com recursos naturais abundantes.

Triunfo é uma cidade industrial, que se beneficia da proximidade com a capital gaúcha e com as rodovias BR-116 e BR-290. Candiota é uma cidade mineradora, que se beneficia da proximidade com as reservas de carvão mineral do estado. Garruchos é uma cidade agrícola, que se beneficia da fertilidade do solo da região.

As três cidades têm índices de qualidade de vida considerados médios para o estado, mas apresentam desigualdades na distribuição de renda.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia de Porto Alegre.

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast é redatora de web sites há cerca de 8 anos, tendo ao todo 15 anos de experiência com produção de conteúdo para a internet. Graduada em Administração de Empresas (Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre), encontrou sua verdadeira paixão na administração de websites.

Devido sua experiência com redação de conteúdo, obteve registro profissional como jornalista pelo Ministério do Trabalho (Registro Profissional: 0020361/RS).

É porto-alegrense raiz, nascida e criada na zona norte da cidade, mas muito apaixonada pela zona sul e pela orla do Guaíba. Ama a cidade e está sempre em busca de trazer mais informações que possam ajudar seus conterrâneos a curtirem mais o que Porto Alegre tem para oferecer!

Deixe um comentário