Está em Porto Alegre só de passagem? 3 passeios rápidos que serão incríveis

Porto Alegre é uma cidade vibrante e culturalmente rica, localizada na região sul do Brasil. E também é passagem para muitos que estão vindo do sudeste, centro-oeste, norte ou nordeste brasileiro com destino à Serra Gaúcha ou até mesmo outros países, como Uruguai e Argentina. Se este é o teu caso, saiba que tu pode conhecer um pouco melhor da capital gaúcha em poucas horas. Confira a seguir 3 passeios no Centro para quem está em Porto Alegre só de passagem.

Porto Alegre é uma cidade incrível, com muitas atrações turísticas para visitantes de todas as partes do mundo. No coração da cidade, o centro histórico é o lugar ideal para se começar a explorar a cultura e a história da região. Se tu está em Porto Alegre só de passagem e quer saber quais são os melhores passeios para se fazer no centro da cidade, continue lendo este post, pois eu irei apresentar três opções imperdíveis.

Os 10 melhores passeios para fazer em Porto Alegre.

1. Visite o Mercado Público

Mercado Público
Mercado Público de Porto Alegre \ Imagem: G1.

O Mercado Público de Porto Alegre é um dos mais antigos do país e uma das principais atrações turísticas da cidade. Fundado em 1869, o mercado oferece uma grande variedade de produtos, desde frutas e verduras até carnes, peixes, queijos, artesanato e souvenirs. Inclusive, também é possível encontrar produtos da gastronomia e da cultura gaúcha, como a erva-mate, o pinhão ou até mesmo comer um xis gaúcho nas lancherias que há no local.

O mercado é um lugar vibrante e cheio de vida, com uma grande diversidade de pessoas circulando por lá. Além de comprar produtos frescos e de qualidade, tu pode aproveitar para experimentar algumas das delícias gastronômicas que são vendidas por lá. Entre elas, destacam-se o famoso pastel de camarão, os tradicionais bolinhos de bacalhau e os irresistíveis doces portugueses.

Uma boa dica é ir ao mercado pela manhã, quando ele está mais tranquilo e tu pode explorar com calma todos os corredores e lojas. No entanto, se tu gosta de agitação e quer sentir a energia do local, vá no final da tarde ou à noite, quando o mercado fica mais movimentado e a vida noturna toma conta da região.

2. Tome um café na Casa de Cultura Mario Quintana

Lola Bar Casa de Cultura Mario Quintana Porto Alegre
Lola Bar na Casa de Cultura Mario Quintana Porto Alegre | Imagem: Quinto Andar.

A Casa de Cultura Mario Quintana é um dos principais pontos turísticos do centro de Porto Alegre e um ótimo lugar para quem busca cultura e arte. Localizada em um prédio histórico que já foi um hotel de luxo, a Casa de Cultura Mario Quintana é um espaço de convivência, criação e difusão cultural que abriga teatros, salas de cinema, galerias de arte, biblioteca e espaços para oficinas e cursos.

Além de ser um importante centro cultural, a Casa de Cultura Mario Quintana também é um lugar perfeito para tomar um café e relaxar. O Lola Bar é o espaço gastronômico do local e oferece um ambiente aconchegante e tranquilo, com uma decoração moderna e elegante. No menu do Lola Bar, pode encontrar uma grande variedade de opções, desde cafés especiais e chás até vinhos. Para comer, tu poderá te deliciar com bolos, tortas e salgados. O menu do Lola é inspirado na gastronomia espanhola.

O ambiente do estabelecimento é muito agradável e inspirador, com uma iluminação suave que torna a experiência ainda mais especial. Tu pode escolher uma mesa na área interna ou na varanda, que oferece uma vista panorâmica da cidade e é um ótimo lugar para apreciar o pôr do sol. Se tu está em Porto Alegre só de passagem, não deixe de visitar a Casa de Cultura Mario Quintana e tomar um café no Lola Bar. É uma experiência única e imperdível para quem aprecia a cultura, a arte e o café de qualidade.

3. Veja o pôr-do-sol no Gasometro

Pôr-do-sol no Gasometro
Pôr-do-sol no Gasometro em Porto Alegre | Foto: Priscilla Kinast.

Se tu está em Porto Alegre só de passagem e quer aproveitar um momento especial na cidade, não pode deixar de ver o pôr-do-sol no Gasômetro. O Gasômetro é um símbolo da cidade e um dos lugares mais visitados pelos turistas que passam por Porto Alegre.

O Gasômetro é uma antiga usina termelétrica que foi desativada e transformada em um espaço cultural. Hoje, o local abriga exposições, shows, eventos culturais e esportivos. Aliás, após a revitalização do espaço, foi construído um amplo espaço para a prática de esportes, incluindo a maior pista de skate da América Latina.

O Gasometro é um ponto de encontro para pessoas de todas as idades. Mas, sem dúvida, a atração principal do Gasômetro é a vista que se tem do pôr-do-sol. Para aproveitar ao máximo a experiência, é recomendado chegar com antecedência, para conseguir um bom lugar e observar as mudanças de luz ao longo do dia. Tu pode levar um lanche, uma bebida ou até mesmo fazer um piquenique enquanto espera o sol se pôr.

A vista do pôr-do-sol no Gasômetro é realmente incrível e um dos momentos mais bonitos que se pode ter em Porto Alegre. À medida que o sol vai se aproximando do horizonte, as cores vão mudando e criando um espetáculo de luzes e sombras que é impossível não te encantar.

É importante lembrar que o Gasômetro é um espaço público e que, por isso, é importante respeitar as regras de convivência e preservação do local. Além disso, dependendo da época do ano, é importante lembrar de levar um agasalho, já que o vento pode ser forte e a temperatura pode cair bastante no final do dia nos meses de outono e inverno.

Se tu estiver em Porto Alegre só de passagem, não deixe de ver o pôr-do-sol no Gasômetro. É uma experiência única e inesquecível que vai ficar guardada na sua memória para sempre.

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast é redatora de web sites há cerca de 8 anos, tendo ao todo 15 anos de experiência com produção de conteúdo para a internet. Graduada em Administração de Empresas (Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre), encontrou sua verdadeira paixão na administração de websites.

Devido sua experiência com redação de conteúdo, obteve registro profissional como jornalista pelo Ministério do Trabalho (Registro Profissional: 0020361/RS).

É porto-alegrense raiz, nascida e criada na zona norte da cidade, mas muito apaixonada pela zona sul e pela orla do Guaíba. Ama a cidade e está sempre em busca de trazer mais informações que possam ajudar seus conterrâneos a curtirem mais o que Porto Alegre tem para oferecer!

Artigos: 435

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading