Receita Federal libera 4º lote de Restituição do Imposto de Renda de 2024

Nesta sexta-feira (30), cerca de 5,3 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2024 receberão o quarto dos cinco lotes de restituição. O montante a ser desembolsado pela Receita Federal alcança R$ 6,87 bilhões, com pagamentos que serão realizados ao longo do dia, diretamente na conta bancária ou via chave Pix do tipo CPF informada na declaração.

Destaques do lote de restituição do imposto de renda

  • Beneficiados: O lote contempla 5.347.441 contribuintes, incluindo 47 mil residentes no Rio Grande do Sul, além de restituições residuais de anos anteriores.
  • Prioridades: Em função das enchentes ocorridas no sul do país em maio, os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades para o recebimento da restituição.
  • Distribuição das Restituições:
    • 4.904.908 restituições são destinadas a contribuintes sem prioridade legal.
    • 261.019 contribuintes que informaram chave Pix do tipo CPF ou usaram a declaração pré-preenchida recebem prioridade.
    • 84.659 contribuintes entre 60 e 79 anos estão incluídos.
    • 47.238 contribuintes são residentes no Rio Grande do Sul.
    • 27.372 contribuintes têm como principal fonte de renda o magistério.
    • 15.077 idosos acima de 80 anos e 7.168 contribuintes com deficiência física ou mental, ou doença grave, também foram contemplados.

Como consultar a restituição?

Os contribuintes podem verificar se estão incluídos neste lote acessando a página da Receita Federal na internet, clicando em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. A consulta também está disponível através do aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

Se o contribuinte não estiver na lista, é possível acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para consultar o extrato da declaração e, se necessário, enviar uma declaração retificadora para regularizar pendências e aguardar os próximos lotes.

Caso a restituição não seja depositada na conta informada na declaração, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Para agendar o crédito em outra conta bancária, o contribuinte pode utilizar o Portal BB ou ligar para a Central de Relacionamento do banco. Se o valor não for resgatado dentro desse prazo, será necessário requerer a quantia pelo Portal e-CAC.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 1257

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading