O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho nesta terça-feira, 3 de outubro, indicando grande perigo de tempestade no Rio Grande do Sul para a próxima quarta-feira, 4 de outubro. A situação é resultado da ação de uma frente fria combinada com a formação de um ciclone extratropical na Argentina, causando instabilidade no estado. Além disso, um alerta amarelo para perigo potencial também está em vigor.
O alerta do Inmet adverte para riscos significativos, incluindo danos em edificações, cortes de energia elétrica, prejuízos em plantações, quedas de árvores, inundações e perturbações no transporte rodoviário. As previsões indicam chuvas de até 100 milímetros, rajadas de vento de até 100 km/h e a possibilidade de granizo. O aviso está em vigor das 22h desta terça até as 8h de quarta-feira.
Anteriormente, o Inmet havia emitido dois alertas laranja para risco de tempestade, com vigência das 15h desta terça-feira até as 10h de quinta-feira, ambos abrangendo áreas do Rio Grande do Sul.
Leia também: O Muro da Mauá funciona? Nível do Guaíba ultrapassa os 3 metros pela primeira vez.
Recomendações do Inmet para a população enfrentar as novas tempestades
Para se proteger durante tempestades, o Inmet recomenda as seguintes medidas à população:
- Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
- Em caso de enchentes, proteger documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
- Em situações de perigo iminente, buscar abrigo e evitar permanecer ao ar livre.
- Buscar informações adicionais junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
A previsão aponta para a retomada de condições estáveis somente na quinta-feira, 5 de outubro, com períodos de sol entre nuvens e temperaturas variando entre 12 e 21 graus. No entanto, a chuva retornará ao estado já na sexta-feira, 6 de outubro, com pancadas previstas nas regiões Norte e Central, e possibilidade de tempestades no Nordeste.
Gostou da matéria? Siga a gente no Facebook, Instagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.