Rio Grande do Sul recebe Alertas de Tempestade; entenda

Diante desses Alertas de Tempestade, é essencial que a população esteja atenta e siga as recomendações de segurança para minimizar os riscos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois novos alertas de tempestade para o Estado do Rio Grande do Sul, trazendo preocupações sobre chuvas intensas e ventos fortes. Os alertas, ambos classificados como amarelos, indicam baixa intensidade, mas requerem atenção por parte da população.

Alertas de Tempestade no Rio Grande do Sul

Um dos alertas entrou em vigor e permanecerá em vigor até as 20h deste sábado (10), enquanto o outro continuará no domingo (11). Segundo o Inmet, as tempestades podem trazer consigo um volume de chuva entre 20 e 30 mm/h, podendo atingir até 50 mm/dia, acompanhado por ventos intensos de 40-60 km/h e possibilidade de queda de granizo.

O alerta de maior abrangência engloba todo o Estado do Rio Grande do Sul, com previsão de pancadas de chuva isoladas em diversas regiões. Veja na imagem abaixo:

alerta-de-tempestade-amarelo
Imagem: Inmet

Já o segundo alerta abrange áreas da metade Sul do território gaúcho, incluindo a Fronteira Oeste, a Campanha, a região Central, a região Sul, a Costa Doce do RS e parte do Noroeste do Estado. Veja na imagem abaixo:

alerta-de-tempestade-amarelo2
Imagem: Inmet

Recomendações e Cuidados

A Sala de Situação alerta para o avanço de uma frente fria sobre o oceano, o que favorece ocorrências de chuvas fortes, eventual queda de granizo e rajadas de vento, especialmente nas regiões Sul, Vales, Centro, região metropolitana de Porto Alegre, Serra e Litoral Norte. As temperaturas permanecem elevadas, variando entre 31 e 39°C ao longo da tarde, com ventos que podem alcançar velocidades entre 50 e 70 km/h na faixa litorânea e Sul do estado.

Em vista disso, o Inmet recomenda precauções em caso de tempestades:

  • Evite se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas.
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Evite o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Busque informações adicionais junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Diante desses Alertas de Tempestade, é essencial que a população esteja atenta e siga as recomendações de segurança para minimizar os riscos relacionados às tempestades que podem atingir o Estado nos próximos dias.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 1076

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading