A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta quarta-feira (4) a alteração da bandeira tarifária de energia elétrica para o patamar vermelho 1, após ajustes no Programa Mensal de Operação (PMO) pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). Com essa mudança, os consumidores devem se preparar para um aumento na tarifa de energia elétrica.
A correção dos dados foi solicitada pela Aneel à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que realizou o recálculo das tarifas. Com a bandeira vermelha no patamar 1, a cobrança passa a ser de R$ 4,463 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. Caso a bandeira fosse elevada ao patamar 2, o valor seria ainda maior, atingindo R$ 7,877 por 100 kWh.
Em resposta a esses ajustes, a diretoria da Aneel também anunciou a instauração de processos de fiscalização, com o intuito de auditar os procedimentos utilizados pelos agentes responsáveis pela definição do PMO e pelo cálculo das bandeiras tarifárias. O objetivo é garantir maior transparência e precisão no estabelecimento das tarifas de energia.
Impacto na Conta de Luz
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, comentou sobre a revisão das tarifas, afirmando que o aumento nas contas de luz de setembro será menor do que o inicialmente previsto. Silveira destacou que os níveis dos reservatórios das hidrelétricas brasileiras estão mais do que o dobro do registrado em 2021, o que possibilita uma revisão para baixo nas cobranças.
Nos últimos meses, houve variação nas bandeiras tarifárias: em julho, foi acionada a bandeira amarela pela primeira vez desde abril de 2022, e em agosto, o cenário mais favorável permitiu o retorno da bandeira verde, que não gera custos adicionais para os consumidores.
O Que Significa a Mudança na Bandeira Tarifária?
As bandeiras tarifárias são um mecanismo criado para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia. Quando a produção está em situação desfavorável, como em momentos de seca que afetam as hidrelétricas, bandeiras amarelas ou vermelhas são acionadas, resultando em cobranças adicionais. A mudança para a bandeira vermelha patamar 1 indica um aumento nos custos de produção, refletindo no valor das contas de luz.
Gostou da matéria? Siga a gente no Facebook, Instagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.