Quais são as 10 maiores capitais do Brasil em 2024?

Confira a lista atualizada das 10 maiores capitais do Brasil em 2024, baseadas na população divulgada pelo Censo do IBGE 2022.
  • Porto Alegre está de fora da lista de 10 maiores capitais do Brasil.
  • Se formos considerar qualidade, Porto Alegre é a 6º melhor capital do Brasil.
  • Da Região Sul do Brasil, apenas Curitiba aparece na lista.
  • Nossa vizinha mais próxima dentre as capitais é a melhor capital para se viver no Brasil.

O Brasil é um país continental, com uma população de mais de 212 milhões de pessoas. É o sexto país mais populoso do mundo e o quinto mais populoso do continente americano. O país é dividido em 26 estados e um Distrito Federal, cada um com sua própria capital. E se você quer saber quais são as 10 maiores capitais do Brasil, siga a leitura e conheça um pouco mais sobre cada uma delas!

As 10 maiores capitais do Brasil são:

  1. São Paulo (SP) – 11,96 milhões de habitantes
  2. Rio de Janeiro (RJ) – 6,21 milhões de habitantes
  3. Brasília (DF) – 2,8 milhões de habitantes
  4. Fortaleza (CE) – 2,42 milhões de habitantes
  5. Salvador (BA) – 2,41 milhões de habitantes
  6. Manaus (AM) – 2 milhões de habitantes
  7. Curitiba (PR) – 1,7 milhões de habitantes
  8. Recife (PE) – 1,48 milhões de habitantes
  9. Belém (PA) – 1,3 milhões de habitantes
  10. Goiania (GO) – 1,4 milhões de habitantes

E Porto Alegre?

Como você pode ter observado, nossa capital gaúcha não está na lista de maiores capitais do Brasil. A verdade é que Porto Alegre perdeu população para o último Censo, quando ocupou a 8ª posição. E foi por pouco que Porto Alegre ficou fora da lista, já que estamos no 11º lugar, com uma população de 1,4 milhões de habitantes, de acordo com o Censo 2022 do IBGE.

Mas tamanho não é documento, e quantidade não é qualidade. Se formos analisar o IDH )(Índice de Desenvolvimento Humano), Porto Alegre ocuparia a 6ª colocação. E já estivemos em uma posição melhor em outros anos. Mas, ainda assim, nossa cidade tem parâmetros bons e é uma das melhores cidades do Brasil para se viver. Confira a lista de melhores capitais do Brasil segundo o IDH abaixo (Censo 2010):

  1. Florianópolis/SC (IDH: 0,847)
  2. Vitória/ES (IDH: 0,845)
  3. Brasília/DF (IDH: 0,824)
  4. Curitiba/PR (IDH: 0,823)
  5. Belo Horizonte/MG (IDH: 0,810)
  6. Porto Alegre/RS (IDH: 0,805)
  7. São Paulo/SP (IDH: 0,805)
  8. Rio de Janeiro/RJ (IDH: 0,799)
  9. Goiânia/GO (IDH: 0,799)
  10. Palmas/TO (IDH: 0,788)

Por outro lado, se analisarmos as capitais do sul do Brasil, estamos no último lugar, o que quer dizer que temos muito o que evoluir. Nossa vizinha mais próxima, Florianópolis, ocupa o topo da lista, em 1º lugar. Ou seja, depende de nós mesmo enquanto população, e dos governantes (o que também somos nós que escolhemos), fazer opções melhores para que nossa cidade ocupe posições mais altas na lista.

Lembrando que os dados de IDH ainda não ganharam a atualização do Censo do IBGE 2022, apenas os dados populacionais. Isso quer dizer que Porto Alegre pode mudar de posição depois da divulgação dos novos dados.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast é redatora de web sites há cerca de 8 anos, tendo ao todo 15 anos de experiência com produção de conteúdo para a internet. Graduada em Administração de Empresas (Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre), encontrou sua verdadeira paixão na administração de websites.

Devido sua experiência com redação de conteúdo, obteve registro profissional como jornalista pelo Ministério do Trabalho (Registro Profissional: 0020361/RS).

É porto-alegrense raiz, nascida e criada na zona norte da cidade, mas muito apaixonada pela zona sul e pela orla do Guaíba. Ama a cidade e está sempre em busca de trazer mais informações que possam ajudar seus conterrâneos a curtirem mais o que Porto Alegre tem para oferecer!

Artigos: 439

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading