Auxílio Reconstrução: Mais de 268 mil famílias gaúchas estão habilitadas

Se você conhece alguém que foi impactado pelas enchentes, compartilhe essa informação e ajude a divulgar o Auxílio Reconstrução.

O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) anunciou que 268.878 famílias de desabrigados no estado estão habilitadas para receber o Auxílio Reconstrução, no valor de R$ 5.100. Esse auxílio único foi criado para ajudar os moradores das áreas atingidas por chuvas intensas e enchentes entre abril e maio deste ano a enfrentarem a situação de calamidade.

Para receber o benefício, o responsável pela família deve confirmar seus dados cadastrados pela prefeitura no site do programa do governo federal. Até a última segunda-feira (1º), 256 mil famílias já validaram seus registros.

Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, comemorou nas redes sociais a marca de mais de 250 mil famílias habilitadas para receber o auxílio. Ele destacou que todas as pessoas que residem nas áreas alagadas e tiveram suas casas atingidas têm direito ao benefício. “É nesse sentido que nós estamos trabalhando”, afirmou Pimenta.

Situação dos Cadastros no Auxílio Reconstrução

As prefeituras gaúchas cadastraram um total de 597.746 famílias. Destas, 253.486 ainda estão em análise devido a problemas no registro, que podem envolver o CPF, o endereço informado ou a necessidade de uma verificação em campo. O prazo para as prefeituras incluírem novas famílias residentes em áreas atingidas foi estendido até o próximo dia 12 de julho.

Para auxiliar na identificação das famílias afetadas, o MIDR criou uma força-tarefa da Defesa Civil Nacional. Essa equipe está complementando os dados sobre a inundação para liberar o pagamento do Auxílio Reconstrução às famílias com cadastros em análise. Desde segunda-feira, 28 municípios gaúchos estão recebendo a visita dessa força-tarefa. Na semana passada, outros 30 municípios com o maior número de inconsistências nos cadastros das famílias também receberam visitas técnicas para destravar o pagamento do benefício.

Essa iniciativa visa garantir que todas as famílias afetadas pelas enchentes recebam o apoio necessário para reconstruir suas vidas. Se você conhece alguém que foi impactado pelas enchentes, compartilhe essa informação e ajude a divulgar o Auxílio Reconstrução.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 1257

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading