Mais uma barragem do RS pode romper a qualquer momento

As recentes chuvas intensas que atingiram o Rio Grande do Sul provocaram um alerta de segurança na barragem da UHE Dona Francisca, conforme anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) na tarde desta quarta-feira (1º/5). O aumento do nível do Rio Jacuí, resultante das precipitações, colocou em risco a integridade da estrutura.

Barragem em alerta: Evacuação e Medidas Operativas

O Plano de Ação de Emergência (PAE) foi imediatamente acionado, demandando a evacuação da Zona de Autossalvamento (ZAS) e da Zona de Segurança Secundária (ZSS). Cerca de 640 pessoas da ZAS, residentes nos municípios de Nova Palma, Agudo e Dona Francisca, assim como 5.270 habitantes da ZSS, em localidades como Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, Restinga Seca, Paraíso do Sul, Formigueiro, São Sepé e Cachoeira do Sul, foram retirados de suas residências como medida preventiva.

Ademais, diversas medidas operativas foram adotadas para garantir a segurança da barragem e reduzir os impactos da situação. Isso inclui a redução da afluência, com a vazão de água na hidrelétrica D. Francisca diminuída para 5.000m³/s, além da operação controlada das usinas geradoras da UHE Dona Francisca.

VEJA TAMBÉM

Monitoramento Contínuo e Cooperação com Autoridades

A ANEEL enfatizou que está monitorando de forma constante a situação e emitirá novos boletins para manter a população informada sobre as condições de segurança na região. Além disso, a agência está em estreito contato com as defesas civis municipais e estaduais para implementar medidas preventivas necessárias.

É importante ressaltar que a usina 14 de Julho, localizada no rio das Antas, entre os municípios de Cotiporã e Bento Gonçalves, também entrou em estado de alerta. As precauções de segurança já foram ativadas, incluindo o acionamento das sirenes para evacuação da Zona de Autossalvamento (ZAS).

Fiscais da ANEEL estão se deslocando para a região para coordenar as ações em conjunto com as concessionárias e o Governo do Estado. A agência reforça a importância de que a população siga as orientações das autoridades locais e permaneça atualizada sobre a situação, adotando medidas de segurança adequadas diante do alerta emitido.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 979

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading