A Base Aérea de Canoas recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar 24 horas por dia. Dessa forma, será possível aumentar significativamente o número de voos. É dito isso, pois ao invés de realizar 49 voos comerciais por semana, a Base Aérea vai permitir 87.
Detalhes da liberação da Anac
Com a liberação da Anac, a Base Aérea de Canoas vai receber até 26 operações por dia. Assim, o fluxo de passageiros, por semana, deve chegar a cerca de 35 mil. A permissão, concedida pela Anac e pelo Ministério de Portos e Aeroportos, visa diminuir os impactos que o fechamento do Aeroporto Salgado Filho está causando.
As novas operações devem ocorrer, em especial, no período da noite – entre 21h e 7h30m. Dessa forma, será possível aproveitar a Base Aérea no período em que a mesma se encontrava ociosa. Porém, a ampliação dos voos deve ocorrer daqui a 10-15 dias. isso ocorre, pois é necessário garantir que todas as etapas ocorram corretamente.
Sendo assim, o processo de transporte terrestre de passageiros e bagagens entre o Aeroporto Salgado Filho e a Base Aérea de Canoas deve estar 100%. Além disso, as companhias aéreas devem ampliar sua oferta de voos.
E o Aeroporto Salgado Filho volta quando?
Nesta segunda-feira (15), inicia o processo de embarques, desembarques e controles de segurança no Aeroporto. Porém, ainda não há uma data oficial de quando a operação no local deve ser normalizada. É dito isso, pois os laudos preliminares indicam que será necessário refazer parte da pista do Aeroporto Salgado Filho.
Diante disso, é provável que a Base Aérea de Canoas siga operando como principal ponte aérea do estado por alguns meses.
Gostou da matéria? Siga a gente no Facebook, Instagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.