As enchentes que atingiram o Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, em setembro de 2022, provocaram grandes danos a diversos municípios da região. Entre as vítimas, estavam as bibliotecas públicas, que tiveram seus acervos destruídos.
Para ajudar na reconstrução desses espaços de leitura, a Secretaria da Cultura do Estado (Sedac) lançou uma campanha de arrecadação de livros. A iniciativa foi um sucesso, e mais de 6 mil exemplares foram doados por pessoas físicas e jurídicas.
Leia também: Lotofácil: Gaúcho da região devastada pelo ciclone ganha R$ 637 mil no sorteio 2953.
6 mil livros são doados para reconstrução de bibliotecas destruídas por enchentes no Vale do Taquari
Nesta sexta-feira (17), a Sedac realizou a primeira entrega das doações. Foram entregues seis mil livros para as bibliotecas públicas de Roca Sales, Muçum, Colinas e Cruzeiro do Sul.
Os livros foram selecionados a partir das demandas apresentadas pelas próprias bibliotecas. A triagem foi realizada por bibliotecários da Biblioteca Pública do Estado (BPE) e do Sistema Estadual de Bibliotecas.
A titular da Sedac, Beatriz Araújo, destacou a importância da campanha. “As emergências decorrentes das enchentes mobilizaram a sociedade brasileira e revelaram a força e a solidariedade do povo. A campanha de arrecadação de livros demonstra o comprometimento de todos os que colaboraram com a cultura e a educação. Estimular a leitura é incentivar a imaginação e o conhecimento, ferramentas essenciais para o desenvolvimento humano”, afirmou.
Região precisa de mais doações
Ainda há mais livros para serem doados. A campanha segue aberta e está recebendo livros de literatura em bom estado de conservação. Os interessados em contribuir podem entregar os exemplares em uma das seguintes instituições:
- Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul;
- Biblioteca Erico Verissimo e Biblioteca Lucília Minssen (Casa de Cultura Mario Quintana);
- Biblioteca Estadual Leopoldo Boeck;
- Biblioteca Estadual Romano Reif;
- Instituto Estadual do Livro;
- Sede do Instituto Quindim em Caxias do Sul, parceiro da iniciativa.
Gostou da matéria? Siga a gente no Facebook, Instagram e Twitter, acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia de Porto Alegre.