Uma importante novidade para a segurança pública gaúcha: as primeiras câmeras corporais para policiais da Brigada Militar começarão a ser utilizadas em Porto Alegre a partir de setembro de 2024. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP) nesta terça-feira (9).
A licitação para a compra das câmeras foi vencida pela empresa Advanta, que fornecerá 1.100 unidades do modelo Axon Body 3, sendo mil destinadas à Brigada Militar e cem à Polícia Civil. A iniciativa, defendida pelo governador Eduardo Leite e pelas lideranças das forças de segurança, visa aumentar a transparência e segurança nas ações policiais, auxiliando na elucidação de crimes e na proteção de civis e agentes.
A implementação das câmeras ganha ainda mais relevância diante de casos como o assassinato de Vladimir Abreu de Oliveira. A investigação, que aponta a participação de policiais militares, reforça a necessidade de ferramentas que garantam a integridade das ações policiais e a responsabilização de eventuais excessos.
Gostou da matéria? Siga a gente no Facebook, Instagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.