Se você precisa fazer a nova Carteira de Identidade Nacional em Porto Alegre e Região Metropolitana em 2024, saiba que todo o Rio Grande do Sul já está emitindo a nova versão do Registro Geral (RG), em papel e formato digital.
Existem 4 pontos onde é possível fazer a Carteira de Identidade Nacional em Porto Alegre e Região Metropolitana, um em cada região da cidade. O prazo varia entre 20 e 30 dias úteis, dependendo da localização.
Conheça todos os detalhes sobre a emissão do RG na capital gaúcha, os endereços disponíveis e os prazos para retirada do documento.
Tudo sobre a Carteira de Identidade Nacional 2024
Nova Carteira de Identidade Nacional
Desde novembro do ano passado, todos os estados brasileiros passaram a oferecer o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional, que pode ser emitido em formato físico e digital. A substituição gradual do RG visa proporcionar maior segurança, consolidando informações como o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e números de outros documentos.
A mudança, no entanto, não é obrigatória para todos. Aqueles com 65 anos ou mais, além das vítimas de roubo (mediante apresentação do Boletim de Ocorrência), estão isentos da atualização. O antigo modelo de RG permanece válido até 28 de fevereiro de 2032, e a população acima de 60 anos tem a opção de não efetuar a troca.
Qual o valor da nova Carteira de Identidade Nacional 2024?
- 1ª via: Gratuita
- 2ª via: R$ 86,66 – Isentos: maiores de 65 anos ou vítimas de roubo (obrigatória a apresentação do Boletim de Ocorrência).
Onde fazer a Carteira de Identidade Nacional em Porto Alegre?
- Departamento de Identificação
- Endereço: Avenida da Azenha, 255
- Atendimento: Por ordem de chegada
- Horário: Segunda a sexta, das 8h às 18h
- Telefone: (51) 3288-5150 opção 2
- Shopping João Pessoa
- Endereço: Avenida João Pessoa, 1831
- Atendimento: Por agendamento; agenda atualizada diariamente de terça a sábado
- Horário: Segunda a sexta, das 9h às 18h30min
- Tudo Fácil Zona Norte — Bourbon Wallig
- Endereço: Avenida Assis Brasil, 2611
- Atendimento: Por agendamento; agenda atualizada diariamente de terça a sábado
- Horário: Segunda a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 14h
- Telefone: Dígito 155
- Tudo Fácil Zona Sul
- Endereço: Avenida Wenceslau Escobar, 2666
- Atendimento: Por agendamento; agenda atualizada diariamente de terça a sábado
- Horário: Segunda a sexta, das 8h às 18h
- Telefone: Dígito 155
Prazos para Retirada
- Capital: 20 dias úteis
- Região Metropolitana: 30 dias úteis
- Interior: 25 dias úteis
Documentos Necessários
Os documentos necessários para a emissão da carteira de identidade incluem o número do CPF, que deve estar regularizado com a Receita Federal. Não é necessário trazer fotos, mas é fundamental apresentar documentos específicos conforme o estado civil e outras condições, conforme listado abaixo:
- Solteiros
- Casados/Viúvos
- Separados Judicialmente ou Divorciados
- Naturalizados
- Filhos de pais brasileiros nascidos no exterior
- Brasileiros casados no exterior
- Menores de 16 anos
Importante: Os documentos devem estar em boas condições, sem rasuras, manchas ou danos. Cópias autenticadas devem ser originais e legíveis.
O que mudou na nova Carteira de Identidade Nacional 2024?
Além das informações básicas, a nova Carteira de Identidade Nacional pode incluir dados como nome social, número do PIS/PASEP, do CPF, da Carteira de Trabalho e Previdência Social, da Carteira Nacional de Habilitação, do Certificado Militar, do Título de Eleitor, do documento de identidade profissional e o Cartão Nacional de Saúde. Informações sobre tipo sanguíneo, fator RH e condições específicas de saúde podem ser incluídas, exigindo a apresentação de exames laboratoriais e atestados médicos.
Fique atento às mudanças e garanta a atualização da sua Carteira de Identidade Nacional de acordo com as novas diretrizes estabelecidas. Para mais informações sobre emissão em outras cidades do Rio Grande do Sul, acesse este link e insira o nome do município no campo abaixo e confira endereço, telefone e horário de funcionamento de todos os Postos de Identificação próprios e dos coligados ao IGP.
Gostou da matéria? Siga a gente no Facebook, Instagram e Twitter, acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia de Porto Alegre.