Causa da Explosão em Apartamento da Tenda em Porto Alegre é identificada

Confira o parecer dos Bombeiros identificando a causa da explosão em apartamento da Tenda, que aconteceu no último dia 3 no bairro Rubem Berta na capital.

Porto Alegre, 05 de janeiro de 2024 – Uma investigação inicial do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) apontou que o acender de uma lâmpada por um bombeiro após o vazamento de gás foi a principal causa da explosão em apartamento do condomínio Alto São Francisco, no bairro Rubem Berta, na zona norte de Porto Alegre, na madrugada desta quinta-feira (4).

Segundo o CBMRS, ao chegar no local, os bombeiros militares realizaram o fechamento do sistema de alimentação da central de gás do prédio e, após, o fechamento dos registros dos apartamentos. Tão logo efetuada a verificação, os militares passaram a evacuar as pessoas do local, tendo, ato contínuo, ocorrido uma explosão.

A explosão ocorreu na torre 10, mas todo o condomínio foi evacuado. A torre 10 e a 11 ainda correm risco de desabamento.

O Corpo de Bombeiros Militar já solicitou ao condomínio os laudos técnicos da rede de GLP e estrutural, no prazo de 24 horas.

Identificada Causa da Explosão em Apartamento da Tenda
Imagem: Eduarda Xavier

Oito feridos

A explosão deixou oito pessoas feridas, sendo dois bombeiros que estavam no prédio atendendo a ocorrência de vazamento de gás. Os dois bombeiros tiveram ferimentos leves e já receberam alta.

Outros seis moradores também ficaram feridos, sendo dois em estado grave. Eles foram encaminhados para hospitais da cidade.

Risco de desabamento

O Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil confirmaram que um dos prédios atingido por uma explosão na zona Norte de Porto Alegre corre risco de desabamento.

O alerta ocorre após a perícia do Instituto Geral de Perícias (IGP), que analisou o impacto causado pelo acidente. Por conta do risco de desabamento, as equipes trabalharam em restrição sonora.

Moradores realocados

Cerca de 200 pessoas moram no condomínio. O conjunto tem aproximadamente 20 apartamentos. Os moradores que não tem para onde ir estão sendo atendidos pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e vão ser realocados em albergues.

Perícia

O IGP e dois peritos da construtora Tenda, responsável pelo empreendimento, estiveram no local fazendo análise. Os profissionais da construtora devem voltar nesta sexta-feira (5) para fazer uma vistoria mais ampla.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia de Porto Alegre.

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast é redatora de web sites há cerca de 8 anos, tendo ao todo 15 anos de experiência com produção de conteúdo para a internet. Graduada em Administração de Empresas (Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre), encontrou sua verdadeira paixão na administração de websites.

Devido sua experiência com redação de conteúdo, obteve registro profissional como jornalista pelo Ministério do Trabalho (Registro Profissional: 0020361/RS).

É porto-alegrense raiz, nascida e criada na zona norte da cidade, mas muito apaixonada pela zona sul e pela orla do Guaíba. Ama a cidade e está sempre em busca de trazer mais informações que possam ajudar seus conterrâneos a curtirem mais o que Porto Alegre tem para oferecer!

Deixe um comentário