Porto Alegre, 05 de janeiro de 2024 – Uma investigação inicial do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) apontou que o acender de uma lâmpada por um bombeiro após o vazamento de gás foi a principal causa da explosão em apartamento do condomínio Alto São Francisco, no bairro Rubem Berta, na zona norte de Porto Alegre, na madrugada desta quinta-feira (4).
Segundo o CBMRS, ao chegar no local, os bombeiros militares realizaram o fechamento do sistema de alimentação da central de gás do prédio e, após, o fechamento dos registros dos apartamentos. Tão logo efetuada a verificação, os militares passaram a evacuar as pessoas do local, tendo, ato contínuo, ocorrido uma explosão.
A explosão ocorreu na torre 10, mas todo o condomínio foi evacuado. A torre 10 e a 11 ainda correm risco de desabamento.
O Corpo de Bombeiros Militar já solicitou ao condomínio os laudos técnicos da rede de GLP e estrutural, no prazo de 24 horas.
Oito feridos
A explosão deixou oito pessoas feridas, sendo dois bombeiros que estavam no prédio atendendo a ocorrência de vazamento de gás. Os dois bombeiros tiveram ferimentos leves e já receberam alta.
Outros seis moradores também ficaram feridos, sendo dois em estado grave. Eles foram encaminhados para hospitais da cidade.
Risco de desabamento
O Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil confirmaram que um dos prédios atingido por uma explosão na zona Norte de Porto Alegre corre risco de desabamento.
O alerta ocorre após a perícia do Instituto Geral de Perícias (IGP), que analisou o impacto causado pelo acidente. Por conta do risco de desabamento, as equipes trabalharam em restrição sonora.
Moradores realocados
Cerca de 200 pessoas moram no condomínio. O conjunto tem aproximadamente 20 apartamentos. Os moradores que não tem para onde ir estão sendo atendidos pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e vão ser realocados em albergues.
Perícia
O IGP e dois peritos da construtora Tenda, responsável pelo empreendimento, estiveram no local fazendo análise. Os profissionais da construtora devem voltar nesta sexta-feira (5) para fazer uma vistoria mais ampla.
Gostou da matéria? Siga a gente no Facebook, Instagram e Twitter, acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia de Porto Alegre.