CHUVAS-EXTREMAS-NO-RIO-GRANDE-DO-SUL

Chuva Retorna ao Rio Grande do Sul com Alerta de Temporais

Nesta quinta-feira (16), a chuva retorna ao Rio Grande do Sul, trazendo instabilidade para todas as regiões do Estado. A circulação de ventos úmidos em diferentes níveis atmosféricos e o transporte de umidade proveniente do norte do Brasil são os principais responsáveis por essa mudança climática. Apesar da diminuição da influência do ar polar, as temperaturas permanecem moderadas devido à instabilidade.

Alerta de Temporais na Metade Norte

A metade norte do Rio Grande do Sul será a mais afetada pela instabilidade, com alertas para possíveis temporais e rajadas de vento que podem atingir até 70 km/h. Regiões como Missões, Noroeste, Norte, Região Central, Serra, Vales e Região Metropolitana, incluindo Porto Alegre, devem enfrentar um dia fechado e chuvoso, com potencial para temporais em determinados momentos. Nas regiões da Fronteira Oeste, Campanha e Sul, o dia será predominantemente nublado, com possibilidade de garoa ao longo do período.

Os maiores volumes de chuva são esperados para Bom Jesus, na Serra, com previsão de 32 milímetros, o que equivale a até 22% da média histórica para o mês de maio na região. Em Porto Alegre, são previstos 16 milímetros, correspondendo a 14% da média para esta época do ano.

Temperaturas Baixas Persistem no Estado

As temperaturas continuam baixas no Rio Grande do Sul. A mínima está prevista para Pedras Altas, no Sul, com 2ºC. Durante a tarde, a máxima será registrada em Vicente Dutra, no Norte, com 26ºC. Na Capital, a variação térmica esperada é de 8ºC a 14ºC.

De acordo com a meteorologista Patrícia Cassoli, da Climatempo, a massa de ar frio começará a se deslocar para o oceano e perderá força, mas o tempo continuará nublado e chuvoso, impedindo uma elevação significativa nas temperaturas.

Para sexta-feira (17), uma nova frente fria avança pelo Estado, mantendo o tempo instável. Nas regiões das Missões, Noroeste, Norte, Região Central, Serra, Vales e Região Metropolitana, a chuva persiste, com possibilidade de temporais. Na Fronteira Oeste, o tempo ficará firme e a temperatura diminuirá ainda mais. Já na Campanha e no Sul, o dia será de muita nebulosidade, porém sem chuvas significativas.

As temperaturas continuarão baixas na sexta-feira, com mínimas previstas para Caçapava do Sul, na Campanha, e Pedras Altas, no Sul, ambas com 3ºC. A máxima será novamente registrada em Vicente Dutra, no Norte, com 24ºC. Na Capital, os termômetros variarão entre 10ºC e 15ºC.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia de Porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, mora em Porto Alegre desde 2020, e compartilha aqui suas experiências pela capital gaúcha.