Ciclone extratropical deve derrubar as temperaturas neste fim de semana

O Rio Grande do Sul está prestes a enfrentar mudanças significativas nas condições climáticas neste fim de semana. Apesar das temperaturas em elevação nos últimos dias, um ciclone extratropical se formará, trazendo chuva e uma queda acentuada nas temperaturas.

Formação do ciclone e mudança no tempo

Segundo a MetSul Meteorologia, o ciclone extratropical começará a se formar na região do Rio da Prata, entre o Uruguai e a Argentina, a partir deste sábado (31). Este fenômeno trará forte instabilidade para a região, impulsionando uma frente fria que deve alcançar o Rio Grande do Sul.

A expectativa é que, na sexta-feira (30), uma frente quente se forme sobre o Uruguai e o centro da Argentina. À medida que o ar quente avança em direção às latitudes médias da América do Sul, ele encontra uma atmosfera mais fria, o que gera instabilidade e, eventualmente, a formação do ciclone.

Previsão do tempo para sexta-feira (30) e sábado (31)

Para esta sexta-feira, a previsão é de nebulosidade em diversas cidades gaúchas, mas o tempo firme deve predominar na maior parte do Estado. No entanto, não se descarta a possibilidade de instabilidade em pontos do extremo sul do RS, devido à proximidade com o sistema meteorológico que se forma nos países vizinhos. As temperaturas no Vale do Sinos podem alcançar os 26°C, enquanto na Serra gaúcha os termômetros podem chegar a 29°C.

No sábado, a instabilidade se intensifica no Uruguai e na região de Buenos Aires, devido ao aprofundamento da área de baixa pressão, que começa a dar origem ao ciclone extratropical. Com isso, espera-se que o tempo comece a se instabilizar no oeste, centro e sul do Rio Grande do Sul, com a previsão de chuva. Na região metropolitana, a temperatura pode superar os 30°C antes da chegada da frente fria.

Domingo (1º) e previsão de chuva

Com o início de setembro no domingo, o ciclone deverá se deslocar para o leste do Rio da Prata, perdendo força, enquanto a frente fria traz chuva para o centro e norte do Rio Grande do Sul, principalmente entre a madrugada e a manhã. No decorrer do dia, o tempo deve melhorar na maioria das localidades.

No entanto, é importante destacar que, conforme a MetSul, os acumulados de chuva devem ser baixos e irregulares, com algumas áreas possivelmente não registrando precipitação significativa.

O fim de semana promete uma mudança brusca nas condições climáticas no Rio Grande do Sul. Com a formação de um ciclone extratropical e a chegada de uma frente fria, é aconselhável que os gaúchos fiquem atentos às previsões e se preparem para a chuva e a queda de temperatura.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia de Porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.