TJ RS: Como consultar processo pelo nome da parte online e grátis?

Precisa acompanhar um processo no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ RS) e não sabe como fazer? Não se preocupe! Neste blog post, vamos te ensinar passo a passo como consultar processo pelo nome da parte online e grátis.

1. Acesse o site do TJ RS

O primeiro passo é acessar o site do TJ RS: https://www.tjrs.jus.br/novo/. Na página inicial, localize a barra de pesquisa no canto superior direito.

Como consultar processo pelo nome da parte TJRS

2. Selecione a opção de consulta desejada

Na barra de pesquisa, você pode consultar o processo de diversas maneiras:

  • Por nome da parte: Escolha essa opção e depois digite o nome completo da parte envolvida no processo, incluindo sobrenome, na barra de pesquisa (após o campo “Comarca”). 
  • Por número do processo: Se você já conhece o número do processo, escolha essa opção e depois digite-o na barra de pesquisa (após o campo “Comarca”) para obter acesso direto às informações do caso. Pode ser o número do CNJ ou o número Themis.
  • Por número da OAB do advogado: Caso você tenha contratado um advogado para acompanhar o processo, é possível consultar o andamento do caso usando o número da OAB dele. Escolha essa opção e depois escolha o UF (estado) da OAB dele e digite o número na barra de pesquisa (após o campo “Comarca”).
  • Por execução criminal: Se você busca informações sobre um processo de execução criminal, utilize a opção específica de consulta disponível no site do TJ RS.
Como consultar processo pelo nome da parte TJRS

3. Preencha a Comarca

  • Após inserir o nome, OAB, número do processo ou execução criminal, vá para o segundo dado necessário para fazer a consulta, que é a Comarca.
  • Ao clicar na seta, você verá dentre as opções diversas cidades. Isso quer dizer que vamos pesquisar o processo pela cidade onde fica o Fórum responsável pelo processo.
  • Escolha o município e depois clique em “Buscar”.

4. Visualize os resultados da consulta

O sistema do TJ RS irá retornar uma lista com os processos físicos e eletrônicos que correspondem aos dados informados. Clique no processo que você deseja consultar para visualizar as informações completas, como:

  • Andamento do processo
  • Partes envolvidas
  • Atos processuais
  • Despachos e decisões
  • Prazos e datas
Como consultar processo pelo nome da parte TJRS

6. Salve ou imprima as informações

Após visualizar as informações do processo, você pode salvá-las ou imprimi-las para referência futura.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast é redatora de web sites há cerca de 8 anos, tendo ao todo 15 anos de experiência com produção de conteúdo para a internet. Graduada em Administração de Empresas (Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre), encontrou sua verdadeira paixão na administração de websites.

Devido sua experiência com redação de conteúdo, obteve registro profissional como jornalista pelo Ministério do Trabalho (Registro Profissional: 0020361/RS).

É porto-alegrense raiz, nascida e criada na zona norte da cidade, mas muito apaixonada pela zona sul e pela orla do Guaíba. Ama a cidade e está sempre em busca de trazer mais informações que possam ajudar seus conterrâneos a curtirem mais o que Porto Alegre tem para oferecer!

Artigos: 439

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading