Aberta Consulta Pública sobre a Usina do Gasômetro

A Usina do Gasômetro promete ser um ponto de encontro multifacetado para os cidadãos, marcando um novo capítulo na história da cidade.

Após anos de espera, a Usina do Gasômetro está prestes a reabrir suas portas para a população de Porto Alegre. Fechada desde 2017 para reformas que enfrentaram desafios e paralisações, o emblemático edifício entra agora em sua fase final de revitalização, com previsão de abertura nos próximos meses. A confirmação foi dada pelo prefeito da cidade, Sebastião Melo, que também anunciou o lançamento de uma consulta pública para definir a ocupação do espaço.

Usina do Gasômetro: Um Retorno Aguardado

“A Usina do Gasômetro é um símbolo da nossa cidade, que por muito tempo esteve esquecido e agora retorna para a população”, afirmou o prefeito Melo. Com a revitalização próxima da conclusão, a ocupação do espaço será gradual, começando ainda este ano, após a aprovação do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) pelo Corpo de Bombeiros. A utilização plena das novas estruturas está prevista para acontecer em até 25 meses.

Uma das estratégias da administração municipal é conceder a exploração, segurança e manutenção dos espaços da Usina à iniciativa privada por um período de 20 anos. “Estamos lançando hoje a consulta pública sobre o modelo de gestão. O poder público vai andar junto com o parceiro privado para fazer a melhor conservação possível”, explicou Ana Pellini, secretária de Parcerias de Porto Alegre. A prefeitura investiu mais de R$ 20 milhões na recuperação do prédio, que será destinado a uma variedade de atividades, desde gastronomia e comércio até cultura e inovação tecnológica.

Consulta Pública e Próximos Passos

A consulta pública, que terá duração de 30 dias, já está disponível na página da Secretaria de Parcerias. O projeto está disponível neste link. Após esse período, o projeto passará pela análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE), seguido pelo lançamento de um edital de concorrência para selecionar o parceiro privado. A expectativa é que todo o processo esteja concluído até o segundo semestre deste ano.

Com um investimento previsto de R$ 20,6 milhões em uma área útil de 11 mil metros quadrados, os trabalhos estão 70% concluídos e a expectativa é de que a obra seja finalizada ainda neste ano. “É uma obra complexa, mas está na reta final, avançando com todos os cuidados necessários, pois trata-se de um prédio histórico e tombado”, destacou o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, André Flores.

Após a revitalização, a Usina do Gasômetro promete ser um ponto de encontro vibrante e multifacetado para os cidadãos de Porto Alegre, marcando um novo capítulo na história da cidade.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 979

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading