Corredor da Avenida Assis Brasil será liberado nesta Segunda

A nova infraestrutura na Avenida Assis Brasil promete ser uma solução crucial para os problemas de mobilidade na saída de Porto Alegre.

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura de Porto Alegre projeta a conclusão e liberação do novo corredor de saída da cidade na Avenida Assis Brasil para esta segunda-feira (27). A obra, anunciada pelo prefeito Sebastião Melo na última sexta-feira (24), visa aliviar o trânsito da capital, especialmente para veículos emergenciais, de utilidade pública e pesados.

Objetivo da Obra na Avenida Brasil

O corredor, que inicialmente será utilizado exclusivamente para a saída da cidade, proporcionará um acesso direto aos municípios da Região Metropolitana e às estradas que levam ao Litoral Norte. “Esta iniciativa busca oferecer uma alternativa para desafogar o trânsito na saída da Capital, que atualmente se concentra no Centro”, explicou o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, André Flores.

A estrutura terá cerca de 450 metros de extensão sobre a Avenida Assis Brasil, um trecho atualmente intransitável devido ao acúmulo de água, que atinge 50 centímetros de altura. Até a tarde de domingo (26), aproximadamente 300 metros da via já estavam recobertos por pedras brutas. Flores detalhou que as próximas etapas incluem a colocação de pedras maiores, seguida pela cobertura com britas e, finalmente, a aplicação de resíduo asfáltico (fresa) para nivelar a superfície.

O material utilizado na obra provém de uma pedreira em Gravataí, e a partir desta segunda-feira, o fornecimento será reforçado com pedras da Lomba do Pinheiro. “Estamos acelerando ao máximo para concluir o trabalho até amanhã, mas a previsão de chuva pode complicar um pouco o cronograma”, admitiu Flores.

A chuva prevista para segunda-feira poderá aumentar a área a ser coberta pelas pedras, o que torna difícil prever um horário exato para a liberação do corredor. “Nossa expectativa é terminar até amanhã, mas o horário depende do trabalho das máquinas e do quanto teremos que colocar de pedras. Se chover, a mancha d’água pode aumentar, exigindo mais trabalho do que planejamos inicialmente”, explicou o secretário.

Implementação e Comunicação

Assim que a obra estiver concluída, o corredor será liberado para tráfego sem qualquer cerimônia de inauguração. “Vamos anunciar a liberação e orientar sobre os caminhos para chegar até o corredor, já que alguns trechos da Avenida Assis Brasil ainda estão alagados e exigem desvios”, disse Flores.

Os trabalhos serão interrompidos na noite de domingo e retomados às 7h de segunda-feira. A expectativa é que a nova via diminua significativamente o fluxo de caminhões no Centro de Porto Alegre, melhorando a mobilidade na saída da cidade. “Hoje, a Zona Norte de Porto Alegre precisa se dirigir ao Centro para deixar a Capital. Esta obra deve retirar muito tráfego pesado de avenidas como Protásio Alves, Ipiranga e Bento Gonçalves”, destacou o secretário.

A nova infraestrutura na Avenida Assis Brasil promete ser uma solução crucial para os problemas de mobilidade na saída de Porto Alegre, especialmente em tempos de trânsito intenso e emergências. A conclusão desta obra demonstra o compromisso da administração municipal com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e a eficiência no gerenciamento do tráfego da cidade.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 979

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading