A situação da dengue no Rio Grande do Sul é preocupante. Dos 497 municípios do estado, apenas 31 ainda não estão infestados pelo mosquito Aedes aegypti, o que representa apenas 6,2% do total. O estado está em situação de emergência por decreto do governo, e 37 pessoas já morreram da doença em 2024.
As cidades que ainda não estão infestadas pelo mosquito estão concentradas na faixa Leste e no Sul do estado. São elas:
- Amaral Ferrador
- Arroio do Padre
- Arroio Grande
- Barão do Triunfo
- Cambará do Sul
- Campestre da Serra
- Caraá
- Cerrito
- Cerro Grande do Sul
- Chuí
- Coronel Pilar
- Cristal
- Dom Pedro de Alcântara
- Esmeralda
- Itati
- Jaquirana
- Maquiné
- Mampituba
- Monte Alegre dos Campos
- Morrinhos do Sul
- Morro Redondo
- Muitos Capões
- Nova Pádua
- Pinhal da Serra
- Piratini
- Santa Vitória do Palmar
- São José dos Ausentes
- Sentinela do Sul
- Sertão Santana
- Tavares
- Turuçu
Para conter o avanço da dengue, é fundamental a colaboração da população. É importante eliminar qualquer tipo de água parada, como em vasos de plantas, calhas e pneus velhos, para evitar a proliferação do mosquito. Além disso, é importante usar repelente e roupas compridas ao sair de casa, especialmente durante o dia, quando o mosquito é mais ativo.
Ações nas escolas e ajuda da população contra o Aedes aegypti
A cidade de Turuçu, no Sul do estado, é um exemplo de como a ação conjunta da comunidade pode ajudar a manter a dengue longe. A Secretaria de Saúde do município realiza ações nas escolas, orientando alunos e pais sobre o combate à doença, além de controlar armadilhas de larvas.
O secretário de Saúde de Turuçu, Marlon Pradia, destaca a importância da colaboração da população:
“Por ser uma cidade pequena, a população ajuda. Cada um cuida do seu pátio e muitas vezes cuida de um terreno baldio, de uma rua que tenha pouco movimento. A gente felizmente tá conseguindo manter a cidade sem focos do mosquito e nem casos”, afirma.
É importante lembrar que a luta contra a dengue é de todos. Ao eliminar os criadouros do mosquito e adotar medidas de proteção individual, podemos evitar a proliferação da doença e salvar vidas.
Gostou da matéria? Siga a gente no Facebook, Instagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.