Dia Estadual do Patrimônio Cultural 2024 tem programação especial

Na próxima sexta-feira, 16 de agosto, Porto Alegre será o ponto de partida para a sexta edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural. A programação, que promete destacar a valorização dos bens culturais e incentivar a recuperação de acervos afetados pela enchente, terá início com um cortejo guiado por artistas, saindo da escadaria da Borges de Medeiros, no Centro da cidade.

Cortejo Artístico no Centro de Porto Alegre

O cortejo, que terá concentração no Teatro de Arena às 18h, fará paradas em diversas instituições culturais icônicas do Centro de Porto Alegre. Entre os pontos de parada estão o Museu de História Julio de Castilhos, Palácio Piratini, Theatro São Pedro, Biblioteca Pública do Estado, Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, Margs (Museu de Arte do Rio Grande do Sul), Memorial do Rio Grande do Sul, MuseCom (Museu da Comunicação Hipólito José da Costa) e, finalmente, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ).

Além do cortejo, a programação inclui o Choro na Travessa, que terá início às 20h na Travessa dos Cataventos, com apresentação de Elias Barbosa e grupo, proporcionando um encerramento musical para as atividades do dia.

Programação Diversificada em Todo o Estado

O Dia Estadual do Patrimônio Cultural contará com atividades em mais de 60 municípios gaúchos, todas detalhadas em um mapa interativo disponível online (clique aqui). Nesse mapa, os interessados podem selecionar o município de sua escolha e consultar as atividades propostas, com descrições, datas e horários.

A Sedac (Secretaria de Estado da Cultura) oferecerá uma vasta programação em suas instituições, incluindo exposições, rodas de conversa, visitas guiadas, intervenções musicais e cênicas, e feiras, todas voltadas para a interação e valorização do patrimônio cultural.

Passaporte do Dia do Patrimônio

Para incentivar a visitação aos espaços culturais, a Secretaria da Cultura distribuirá gratuitamente o Passaporte do Dia do Patrimônio. Este panfleto, que traz um mapa do Centro Histórico de Porto Alegre com as instituições participantes, poderá ser retirado nas 11 instituições envolvidas.

Visitantes que registrarem sua passagem por pelo menos sete espaços diferentes terão direito a um kit cultural exclusivo, que poderá ser retirado na Casa de Cultura Mario Quintana no dia 24 de agosto, das 10h às 18h, mediante apresentação do passaporte preenchido.

Importância do Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Promovido pela Sedac através do Iphae (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado), do DMP (Departamento de Memória e Patrimônio) e do SEM (Sistema Estadual de Museus), o Dia Estadual do Patrimônio Cultural foi instituído pelo decreto 54.608/2019 e é celebrado no terceiro fim de semana de agosto desde 2019.

A data é marcada pela realização de atividades que buscam sensibilizar a população sobre a importância da preservação e valorização do patrimônio cultural material e imaterial do Rio Grande do Sul, garantindo a proteção e salvaguarda dos tesouros culturais do estado para as futuras gerações.

Acompanhe a programação e participe das atividades para celebrar o rico patrimônio cultural gaúcho!

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia de Porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.