Desde o início dos eventos climáticos em 29 de abril, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de Porto Alegre já recebeu 349 placas veiculares. Estas foram entregues por cidadãos aos agentes de fiscalização, na sede da empresa ou encontradas durante a limpeza da cidade.
Status das Placas Recebidas pela EPTC
- Proprietários contatados: 146
- Placas restituídas: 106
- Proprietários que optaram por novas placas: 28
- Proprietários informados, mas não retiraram: 41
- Proprietários sem cadastro para contato: 175
Como Consultar e Retirar Placas
Os motoristas que perderam suas placas podem consultar a Central de Atendimento ao Cidadão pelo telefone 156 (opção 1) ou 118 para verificar se a sua identificação foi encontrada. Caso positivo, a placa pode ser retirada no setor de vistorias da EPTC, localizado na Rua João Neves da Fontoura, 7, no bairro Azenha, das 9h às 16h.
Infração por Falta de Placa
A partir do dia 4 de julho, a EPTC começará a registrar infrações por falta de placa, conforme o Art. 230, IV do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Devido à enchente, havia sido permitida a circulação de veículos sem a identificação, mas essa tolerância chegará ao fim.
Procedimentos para Quem Perdeu a Placa
- Registro de Ocorrência: Quem perdeu a placa deve registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia Civil ou na plataforma online.
- Solicitação de Nova Placa: Com o registro da ocorrência, o cidadão deve procurar um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) do Detran-RS para solicitar a autorização para a fabricação de uma nova placa.
Serviço de Atendimento ao Cidadão
- Telefone: 156 (opção 1) ou 118
- Local para Retirada: Rua João Neves da Fontoura, 7, bairro Azenha
- Horário de Atendimento: 9h às 16h
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