EPTC recebe 349 placas veiculares perdidas durante as enchentes

Se você perdeu sua placa durante as enchentes, não deixe de consultar a EPTC e tomar as providências necessárias para regularizar seu veículo.

Desde o início dos eventos climáticos em 29 de abril, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de Porto Alegre já recebeu 349 placas veiculares. Estas foram entregues por cidadãos aos agentes de fiscalização, na sede da empresa ou encontradas durante a limpeza da cidade.

Status das Placas Recebidas pela EPTC

  • Proprietários contatados: 146
  • Placas restituídas: 106
  • Proprietários que optaram por novas placas: 28
  • Proprietários informados, mas não retiraram: 41
  • Proprietários sem cadastro para contato: 175

Como Consultar e Retirar Placas

Os motoristas que perderam suas placas podem consultar a Central de Atendimento ao Cidadão pelo telefone 156 (opção 1) ou 118 para verificar se a sua identificação foi encontrada. Caso positivo, a placa pode ser retirada no setor de vistorias da EPTC, localizado na Rua João Neves da Fontoura, 7, no bairro Azenha, das 9h às 16h.

Infração por Falta de Placa

A partir do dia 4 de julho, a EPTC começará a registrar infrações por falta de placa, conforme o Art. 230, IV do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Devido à enchente, havia sido permitida a circulação de veículos sem a identificação, mas essa tolerância chegará ao fim.

Procedimentos para Quem Perdeu a Placa

  1. Registro de Ocorrência: Quem perdeu a placa deve registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia Civil ou na plataforma online.
  2. Solicitação de Nova Placa: Com o registro da ocorrência, o cidadão deve procurar um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) do Detran-RS para solicitar a autorização para a fabricação de uma nova placa.

Serviço de Atendimento ao Cidadão

  • Telefone: 156 (opção 1) ou 118
  • Local para Retirada: Rua João Neves da Fontoura, 7, bairro Azenha
  • Horário de Atendimento: 9h às 16h

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 1257

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading