Faixa exclusiva da Av. Ipiranga volta a ser restrita ao Transporte Público a partir de segunda

A partir desta segunda-feira, 9 de setembro, a faixa exclusiva da Avenida Ipiranga, em Porto Alegre, voltará a ser restrita para transporte público, táxis, lotações e escolares nos horários de pico: das 6h às 9h e das 16h às 20h. A decisão foi tomada após avaliação técnica da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

A liberação temporária da faixa exclusiva havia sido adotada nos trechos da avenida onde as obras no talude do Arroio Dilúvio comprometiam o tráfego. No entanto, com a intensificação da fiscalização, o uso da faixa volta a ser restrito para garantir o melhor fluxo do transporte coletivo.

Como funciona a faixa exclusiva da Av. Ipiranga?

Nos trechos onde a faixa é destinada ao transporte público, veículos particulares só podem utilizá-la para embarque ou desembarque de passageiros ou para acessar ruas laterais, postos de combustível, residências ou comércios, desde que não haja sinalização de Proibido Parar e Estacionar (R-6c). Caso os veículos precisem ingressar na faixa, a circulação deve ser breve e apenas para realizar a manobra de troca de faixa, com a devida sinalização utilizando as setas.

Benefícios para o transporte coletivo

A medida visa melhorar o fluxo de ônibus e lotações, que transportam milhares de passageiros diariamente, proporcionando um deslocamento mais eficiente para todos. A faixa exclusiva é fundamental para garantir que o transporte coletivo não sofra com o congestionamento de veículos particulares, especialmente nos horários de maior movimento.

Onde encontrar mais informações

Para quem deseja se informar melhor sobre as faixas exclusivas e corredores de ônibus em Porto Alegre, a EPTC disponibiliza um mapa completo no Portal de Transparência, acessível através do Observatório de Mobilidade no site eptctransparente.com.br.

Essa medida reforça a importância de priorizar o transporte coletivo, promovendo um tráfego mais ágil e seguro para a população.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 1263

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading