Falta de Vacina Bivalente contra a Covid-19 Preocupa População em Porto Alegre

A falta de vacinas bivalentes contra a Covid-19 é uma preocupação legítima para a população de Porto Alegre.

A escassez da vacina bivalente contra a Covid-19 está gerando preocupação entre os moradores de Porto Alegre, com exceção de algumas unidades de saúde específicas. Enquanto as vacinas destinadas ao público infantil continuam disponíveis, a falta do imunizante para outros grupos é motivo de atenção. Vamos explorar mais sobre essa situação e as medidas sendo tomadas para resolver esse problema.

Onde tem a Vacina Bivalente contra a Covid-19? Por que está faltando?

Atualmente, a vacina bivalente está em falta na maioria das unidades de saúde da Capital, com exceção das USs Álvaro Difini e Ramos. A responsabilidade pelo abastecimento desse imunizante é da Secretaria Estadual da Saúde, e a falta tem sido sentida pela população.

Segundo informações do Ministério da Saúde, o processo de aquisição de vacinas com composição atualizada para lidar com variantes está na fase final e já foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A distribuição da vacina bivalente será feita aos estados a partir do recebimento de remessas do laboratório fabricante.

Grupos Prioritários e Recomendações de Vacinação

A vacinação bivalente é recomendada para grupos específicos, como idosos com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes, puérperas, entre outros. Esses grupos devem respeitar um intervalo mínimo de seis meses entre as doses.

A falta de vacinas bivalentes contra a Covid-19 é uma preocupação legítima para a população de Porto Alegre. No entanto, com o processo de aquisição em andamento e as medidas de distribuição sendo tomadas, espera-se que em breve essa situação seja resolvida, garantindo a proteção dos grupos prioritários e o avanço da campanha de vacinação na cidade.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 982

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading