Foco de Gripe Aviária em Rio Pardo é Confirmado no Rio Grande do Sul

Diante do novo foco de gripe aviária em Rio Pardo, a Seapi e outras autoridades competentes estão tomando medidas rápidas e eficazes.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) anunciou no domingo (12) a confirmação de um novo foco de gripe aviária no município de Rio Pardo, no Rio Grande do Sul. O incidente envolveu duas aves silvestres encontradas em um açude, tornando-se o sexto registro desse tipo de ocorrência no estado, afetando tanto aves silvestres quanto mamíferos aquáticos.

Foco de Gripe Aviária no RS

A amostra suspeita foi encaminhada ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Campinas em 8 de fevereiro, que é a unidade de referência da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) para esse tipo de análise. Apesar do ocorrido, a notificação não tem impacto no status sanitário do estado ou do país, tampouco afeta o comércio de produtos avícolas. Além disso, não há risco para o consumo de carne e ovos, pois a doença não é transmitida por meio desses alimentos.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), Rosane Collares, uma reunião técnica foi realizada no domingo (11/2) com representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária e da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado do RS (SFA/RS). O objetivo foi nivelar informações e definir a estratégia de atuação a partir do momento do diagnóstico.

Medidas Preventivas

As equipes da Secretaria da Agricultura agora intensificarão a vigilância ativa, concentrando-se inicialmente em um raio de cinco quilômetros ao redor do local do foco. O objetivo é evitar a possível disseminação da doença e fornecer orientações aos criadores para que mantenham medidas de biossegurança em suas propriedades. Isso inclui evitar a circulação de aves e, sempre que possível, impedir o contato entre aves silvestres e domésticas.

Diante do novo foco de gripe aviária em Rio Pardo, a Seapi e outras autoridades competentes estão tomando medidas rápidas e eficazes para conter a propagação da doença e proteger a saúde do rebanho avícola do estado. A vigilância contínua e a colaboração entre diferentes instituições são cruciais para minimizar os impactos e garantir a segurança alimentar da população.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast é redatora de web sites há cerca de 8 anos, tendo ao todo 15 anos de experiência com produção de conteúdo para a internet. Graduada em Administração de Empresas (Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre), encontrou sua verdadeira paixão na administração de websites.

Devido sua experiência com redação de conteúdo, obteve registro profissional como jornalista pelo Ministério do Trabalho (Registro Profissional: 0020361/RS).

É porto-alegrense raiz, nascida e criada na zona norte da cidade, mas muito apaixonada pela zona sul e pela orla do Guaíba. Ama a cidade e está sempre em busca de trazer mais informações que possam ajudar seus conterrâneos a curtirem mais o que Porto Alegre tem para oferecer!

Artigos: 439

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading