Grito dos Excluídos 2024 ocorre neste sábado em Porto Alegre

Neste sábado, 7 de setembro de 2024, a edição que celebra os 30 anos do Grito dos Excluídos será realizada em Porto Alegre, com o tema central “A vida em primeiro lugar”. O evento ocorre simultaneamente às celebrações da Independência do Brasil em várias capitais do país e reunirá movimentos sociais, organizações da sociedade civil, pastorais e trabalhadores em uma grande manifestação em defesa da democracia e dos direitos humanos.

Assim como em 2023, o ato deste ano no Rio Grande do Sul também prestará homenagens às vítimas da catástrofe climática que atingiu o Estado entre abril e maio. A escolha da Zona Norte de Porto Alegre como palco da manifestação foi simbólica, destacando as dificuldades que os moradores e empresas da região enfrentaram durante as enchentes, além da proximidade com outras cidades da região metropolitana, como Canoas, Cachoeirinha e Gravataí.

Percurso e Paradas do Grito dos Excluídos

A concentração do Grito dos Excluídos terá início às 8h30 na Praça dos Navegantes, com abertura oficial às 9h, seguida de uma marcha que percorrerá importantes vias da cidade, como a Avenida Sertório, a Rua Voluntários da Pátria, a Rua São Jorge, e a Rua Frederico Mentz. Ao longo do trajeto, haverá quatro paradas em pontos estratégicos:

  • Cooperativa Sepé Tiarajú
  • Movimento Desabafa
  • Unidade de Saúde Fradique Vizeu
  • Praça do Sesi

Na Praça do Sesi, ocorrerá o encerramento com uma partilha de alimentos entre os participantes.

Temas e Lutas

Durante o evento, serão abordadas diversas pautas sociais, como a luta pelo direito à alimentação, saúde, trabalho, habitação, terra e água. Waldir José Bohn Gass, um dos organizadores do Grito no Estado, destacou que a água será um dos temas centrais da manifestação, alertando para a importância da preservação dos recursos hídricos. “Se a gente não cuidar, a água não vai gerar vida e pode provocar a morte”, afirmou Bohn Gass.

Caso chova, todo o evento será transferido para o Ginásio da Fundação Fé e Alegria, localizado na Rua José Luiz Perez Garcia, nas proximidades da Praça do Sesi. O Grito dos Excluídos tem se consolidado como uma importante plataforma de expressão das vozes de resistência e luta social no Brasil, e a edição de Porto Alegre promete ser mais um marco na defesa da vida e dos direitos humanos.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 1263

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading