HCPA Busca Voluntários para Pesquisas sobre Fibromialgia e Hipertensão

As pesquisas visam compreender as condições de saúde, e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas e abordagens terapêuticas.

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) está lançando um apelo em busca de voluntários para participar de duas pesquisas importantes: uma sobre fibromialgia e outra sobre hipertensão arterial. Ambas as pesquisas têm como objetivo não apenas compreender melhor essas condições de saúde, mas também contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas e novas abordagens terapêuticas.

Pesquisa sobre Fibromialgia

Liderado pelo professor Wolnei Caumo, do Laboratório de Dor e Neuromodulação do HCPA, o estudo sobre fibromialgia busca mapear os fatores associados ao agravamento dos sintomas. São convidados a participar voluntários maiores de 18 anos, com diagnóstico da doença e disponibilidade para responder questionários online. O contato com a equipe de pesquisa pode ser feito através do e-mail [email protected] ou preenchendo diretamente o formulário disponível em link para formulário.

Pesquisa sobre Hipertensão Arterial

O Grupo de Estudo em Treinamento Físico e Esportes do HCPA, liderado pelo professor Rodrigo Ferrari da Silva, está recrutando pessoas com hipertensão arterial para um estudo sobre prática de atividade física. O programa, com duração de 12 semanas, inclui treinamento físico aeróbico e resistido, realizado duas ou quatro vezes por semana, sob supervisão.

Os interessados devem ter entre 50 e 80 anos, residir em Porto Alegre ou região metropolitana, estar em uso de medicamentos para a hipertensão e ter disponibilidade para deslocamentos até os locais de treinamento. A equipe de pesquisa pode ser contatada através do número (51) 98918.4094 ou pelo e-mail [email protected].

Essas iniciativas representam oportunidades tanto para os pacientes, que podem ter acesso a tratamentos inovadores, quanto para a comunidade médica e científica, que busca avançar no entendimento e no manejo dessas condições de saúde.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 979

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading