Hemocentro Intensifica Pedidos de Doação de Sangue

Diante desse cenário crítico, a colaboração dos doadores é fundamental para garantir o abastecimento de sangue e salvar vidas.

Diante da situação de calamidade pública decretada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul em decorrência das fortes chuvas, o Departamento Estadual de Sangue e Hemoderivados, vinculado à Secretaria Estadual da Saúde (SES), está intensificando a mobilização para a doação de sangue no Hemocentro da Capital. O grande volume de chuvas gerou um risco iminente de desabastecimento de hemocomponentes, principalmente de plaquetas e hemácias.

Sobre o funcionamento do Hemocentro

O serviço de coleta funciona das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Além disso, uma medida excepcional foi adotada: o Hemocentro estará aberto neste sábado (04/05), das 8 às 12 horas, para atendimento de doadores, com capacidade de receber até 140 voluntários.

A urgência é para sangue de todos os tipos. É crucial que os doadores residentes em Porto Alegre e Região Metropolitana possam deslocar-se até o Hemocentro com segurança, tomando muito cuidado devido ao risco de alagamentos e deslizamentos nas vias públicas.

O Hemocentro do Estado está realizando o remanejamento do sangue coletado e já testado para atender às necessidades dos hospitais, de acordo com as demandas por transfusões de sangue. A falta de sangue para transfusões no interior do Estado é atribuída aos múltiplos pontos de bloqueio nas estradas, dificultando a logística para o envio das amostras de sangue e os testes necessários antes do uso em transfusões, realizados fora do Rio Grande do Sul.

Para agendamento de doação, os interessados podem acessar o site neste link ou entrar em contato pelos telefones (51) 3339-7330 e (51) 98405-4260 (WhatsApp).

Por fim, o Hemocentro está localizado na av. Bento Gonçalves, 3722, Porto Alegre/RS.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 979

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading