HPS faz apelo aos doadores de sangue diante do baixo estoque

A queda brusca no número de doadores de sangue está deixando o HPS sem abastecimento. Abaixo, veja como ajudar.

Com o período de férias escolares e a proximidade do Carnaval, um problema recorrente volta a preocupar as autoridades de saúde: a queda no número de doadores de sangue. Essa redução é especialmente crítica para instituições como o Hospital de Pronto Socorro (HPS), que dependem dessas doações para garantir o abastecimento necessário para o tratamento de pacientes. Enquanto a média diária de doações no HPS costuma ser de 12 pessoas, nos últimos dias esse número caiu drasticamente para apenas duas.

Apelo aos doadores de sangue

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz um apelo urgente à população para que compareçam ao setor de doação de sangue do HPS, localizado no segundo andar do hospital, no Largo Teodoro Herzl, s/nº – Bom Fim. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 12h, e o setor tem capacidade para atender de 16 a 20 pessoas por dia. É importante ressaltar que, devido à proximidade do Carnaval, a necessidade por bolsas de sangue é ainda maior.

Critérios para Doação de Sangue

HPS faz apelo aos doadores de sangue diante do baixo estoque HPS faz apelo aos doadores de sangue diante do baixo estoque |

Antes de realizar a doação, é fundamental que os potenciais doadores atendam a alguns requisitos estabelecidos pelas autoridades de saúde. Confira abaixo as condições necessárias para ser um doador de sangue:

  • Estar em boa condição de saúde.
  • Pesar mais de 50 quilos.
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 precisam de autorização de um responsável).
  • Ter dormido no mínimo seis horas nas últimas 24 horas.
  • Respeitar o intervalo mínimo entre doações (dois meses para homens e três meses para mulheres).
  • Não possuir evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue.
  • Não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis.
  • Apresentar documento oficial com foto.

Processamento e Segurança

É importante ressaltar que todo o sangue doado passa por um rigoroso processo de testes e análises para garantir a segurança tanto do doador quanto do receptor. O processamento do sangue é feito sob a responsabilidade do Hemocentro do Estado, que realiza os exames necessários para verificar a presença de qualquer irregularidade ou contaminação.

A doação de sangue é um ato de solidariedade que pode fazer toda a diferença na vida de quem precisa. Em períodos críticos, como durante as férias escolares e a proximidade do Carnaval, essa atitude se torna ainda mais crucial. No entanto, muitas vezes, a oferta de sangue não acompanha a demanda, deixando hospitais e centros de saúde em situações delicadas.

Diante da importância vital da doação de sangue para a saúde pública, é fundamental que a população se sensibilize e contribua com essa causa nobre. Faça a diferença na vida de quem precisa e agende sua doação pelo telefone (51) 99531-0585 (WhatsApp) e ajude a salvar vidas neste período tão crucial.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 1076

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading