INMET Emite Alertas de Tempestades devido à Onda de Calor

Mais uma vez, o Rio Grande do Sul enfrenta uma onda de calor absurda e por isso, as pessoas estão recebendo alertas de tempestades.

Neste domingo (11), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu novos alertas de tempestades para o estado do Rio Grande do Sul. As previsões indicam a possibilidade de ocorrência de chuvas intensas, ventos fortes e granizo em diversas regiões, devido à onda de calor que afeta o Estado. Os avisos já estão em vigor e se estendem até a noite de hoje.

Alertas de Tempestades para Diversas Regiões

Um alerta laranja de tempestade foi emitido para as regiões da Campanha, Fronteira Oeste, Sul, Costa Doce e Central do Estado. Nessas áreas, há risco de chuvas intensas, acompanhadas por rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Os acumulados de chuva podem ser significativos, podendo causar alagamentos e transbordamento de rios e arroios. O INMET alerta para a possibilidade de interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Para as regiões Noroeste, Norte, Serra Gaúcha, Vales, Metropolitana e Litoral Norte, também há risco de temporais, embora as condições meteorológicas sejam menos severas. As chuvas podem variar entre 20 a 50 mm/dia, acompanhadas de ventos entre 40 a 60 km/h.

Orientações em Caso de Temporal

O INMET recomenda algumas precauções durante tempestades, tais como evitar transitar nas ruas, buscar abrigo em locais seguros, manter distância de postes, árvores e placas de sinalização, não atravessar áreas alagadas e observar alterações nas encostas. Motoristas e pedestres devem ter atenção especial no trânsito, e é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à rede elétrica.

Recebimento de Alertas da Defesa Civil

Para receber notificações de emergência, é possível cadastrar o CEP da área de interesse e enviar uma mensagem SMS para o número 40199, contendo apenas os números do CEP. O serviço de alertas via SMS é gratuito, e é possível cancelar ou alterar o cadastro a qualquer momento, enviando a mensagem “sair” seguida do CEP que deseja cancelar para o mesmo número.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 1076

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading