5ª edição do Pedal da Paz ocorre no dia 20 em Porto Alegre

O Pedal da Paz é realizado em alusão ao Dia Internacional do Ciclista (15 de abril) e ao Dia Nacional da Paz no Trânsito (21 de abril).

Estão abertas as inscrições para a quinta edição do Pedal da Paz em Porto Alegre, um tradicional passeio ciclístico que ocorrerá no sábado, dia 20. O evento terá concentração marcada para as 9h na Praça Júlio Mesquita e largada prevista para as 10h30. Os interessados podem se inscrever gratuitamente através do formulário online disponibilizado pela prefeitura.

Além disso, o evento incentiva que cada participante contribua com um quilo de alimento não perecível, destinado a uma instituição filantrópica cadastrada na Prefeitura de Porto Alegre. Essa iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), em parceria com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Objetivo e Temática do Pedal da Paz

O Pedal da Paz é realizado em alusão ao Dia Internacional do Ciclista (15 de abril) e ao Dia Nacional da Paz no Trânsito (21 de abril). O objetivo é reunir adeptos da mobilidade ativa em um trajeto de dez quilômetros, valorizando a vida através de ações educativas e promovendo uma cultura de respeito mútuo no trânsito.

Nesta edição, o evento contará com a participação especial do pedal da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs), que proporciona a pessoas cegas ou com baixa visão a oportunidade de pedalar pelas ruas da cidade acompanhadas por amigos e familiares, com o auxílio de um guia (pedaleiro). Além disso, a associação civil Cataventus, que utiliza a contação de histórias como ferramenta de inclusão social, estará presente, atendendo diversas instituições ao longo de seus 25 anos de existência.

Ao final do evento, os ciclistas inscritos concorrerão a diversas premiações, incluindo uma bicicleta nova. Os primeiros 500 inscritos serão agraciados com brindes especiais.

O itinerário do passeio inclui pontos emblemáticos da cidade, como a Praça Júlio Mesquita, a Avenida Presidente João Goulart em frente à Usina do Gasômetro (sentido Centro-bairro), a Avenida Edvaldo Pereira Paiva e a Avenida Padre Cacique até o Pontal Shopping, retornando pelo mesmo trajeto.

Participe desse evento que promove não só a mobilidade urbana sustentável, mas também a paz e o respeito no trânsito.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 979

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading