Às vésperas da Copa do Mundo de Futebol Feminino, está jogadora da Seleção Brasileira gaúcha está concentrada com a equipe de Pia Sundhage. Mônica Hickmann Alves, nascida em Porto Alegre, é uma das principais atletas da Seleção Brasileira de Futebol Feminino.
Sua trajetória brilhante, que começou nos campos do Brasil e a levou a fazer história em solo internacional, é marcada por conquistas, recordes e a incansável luta pela visibilidade e reconhecimento do futebol feminino.
Leia também: Os 10 maiores jogadores de futebol da história do RS.
Início de carreira da jogadora da Seleção Brasileira de Futebol Feminino
A paixão de Mônica pelo futebol se manifestou precocemente, e a carreira profissional deu seus primeiros passos quando a zagueira foi convocada para a Seleção Sub-20 Feminina em 2004, com apenas 17 anos. Sua habilidade e determinação logo foram reconhecidas quando ajudou o Brasil a conquistar o título Sul-Americano da categoria no Chile em 2006 e a medalha de bronze no Mundial da Rússia.
A primeira convocação para a Seleção Principal ocorreu no mesmo ano, sob a gestão do então treinador Jorge Barcellos. Sua segunda convocação veio em 2009, pelo técnico Kleiton Lima. Após alguns anos, em 2014, Mônica voltou a servir o Brasil, dessa vez sob o comando do técnico Vadão.
Conquistas Pessoais e Coletivas
Como parte da Seleção Brasileira, Mônica deixou sua marca em várias competições internacionais. Em 2014, ela participou da Copa América Feminina no Equador, ajudando o Brasil a conquistar seu sexto título na competição. Seu destaque continuou nas Olimpíadas de 2016, quando marcou o primeiro gol do Brasil nos Jogos Olímpicos, em uma vitória por 3 a 0 contra a China.
O ano de 2018 foi particularmente notável para a zagueira, pois na Copa América Feminina desse ano, ela foi uma peça-chave para o Brasil conquistar o heptacampeonato. Mônica marcou um total de sete gols durante a competição, sendo quatro contra a Venezuela, um contra o Chile e dois contra a Colômbia.
Carreira Internacional de Mônica Hickmann Alves
Além de suas conquistas no Brasil, Mônica também fez história internacionalmente. Em dezembro de 2015, ela se tornou a primeira jogadora brasileira a atuar pelo Orlando Pride dos Estados Unidos. Durante sua passagem pelo clube americano, ela disputou várias partidas, totalizando muitos minutos em campo.
Durante o período de contrato com o Orlando Pride, Mônica foi emprestada ao Adelaide United da Austrália, tornando-se a primeira brasileira a defender uma equipe australiana. Mais tarde, em 2017, ela foi contratada pelo Atlético de Madrid, reforçando o elenco ao lado de outras duas brasileiras: Ludmila da Silva e Jucinara Soares.
Em 2019, retornou ao Brasil para atuar pelo Corinthians, onde manteve contrato até a rescisão em comum acordo. Atualmente, Mônica joga pelo Madrid CFF, mantendo sua reputação como uma das mais proeminentes futebolistas brasileiras no cenário internacional.
Mônica Hickmann Alves representa não apenas a cidade de Porto Alegre, mas também o futebol feminino brasileiro como um todo. Sua carreira é marcada por um esforço incessante, dedicação e amor ao futebol, quebrando barreiras e abrindo caminhos para outras atletas.
Hoje, com 36 anos, Mônica segue defendendo a camisa brasileira, mostrando ao mundo que o talento e a paixão do Brasil pelo futebol vão além das fronteiras do masculino e do feminino.
Gostou da matéria? Siga a gente no Facebook, Instagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.