LabCultura.RS: Capacitação e Aceleração de Projetos Culturais inicia dia 1º

O LabCultura.RS é um meio de impulsionar o cenário cultural, dar capacitação e orientação aos projetos selecionados pela Lei Paulo Gustavo.

Na próxima segunda-feira, dia 1º de abril, terá início o aguardado programa LabCultura.RS, uma iniciativa promovida pela Sedac (Secretaria de Estado da Cultura), em colaboração com a Universidade Feevale. Esse programa visa a aceleração de projetos culturais selecionados nos editais da Lei Paulo Gustavo (LPG), além de proporcionar qualificação para proponentes e agentes culturais. O lançamento do projeto ocorreu recentemente, no dia 26 de março, com uma oficina inaugural disponível no canal do YouTube da Sedac. Vamos entender melhor o que o LabCultura.RS oferece e como ele pode impactar o cenário cultural do Rio Grande do Sul.

Capacitação Online: Ampliando Conhecimento e Alcance

As capacitações do LabCultura.RS serão realizadas de forma virtual, estendendo-se até o final de maio, por meio de encontros online. Uma parte desses encontros será transmitida ao vivo no YouTube, permitindo que o público em geral acompanhe e se beneficie dessas informações. As atividades terão início nos dias 1º, 2, 3, 4, 5 e 8 de abril, sempre às 19h. Posteriormente, entre 10 de abril e 28 de maio, haverá encontros exclusivos destinados aos projetos contemplados nos editais 8, 9, 10, 11 e 12 da Lei Paulo Gustavo.

Durante esses encontros, os proponentes terão acesso a informações e orientações valiosas sobre a execução dos objetivos, metas e aplicação dos recursos em seus projetos. O foco é aprimorar os planos de trabalho para que sejam mais eficazes e impactantes. Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações, a equipe está disponível através do e-mail [email protected].

Oficinas Especializadas: Conheça os Especialistas de LabCultura.RS

As capacitações contarão com a participação de 11 especialistas renomados, que oferecerão oficinas em temas alinhados aos editais da Lei Paulo Gustavo. Todas as oficinas serão transmitidas ao vivo no canal do YouTube da Sedac, com interpretação em Libras e sem necessidade de inscrição prévia. Abaixo, confira a programação e os especialistas envolvidos:

  1. Pesquisa, Registro e Memória – Com Elano Collaço e Mauro Paz (01/04)
  2. Cultura e Educação – Com Marta Porto e Maria Helena Cunha (02/04)
  3. Festivais e Circulação – Com Aldren Flores e Marcelo Bones (03/04)
  4. Arranjos Colaborativos – Com Alice Freitas e João Figueiredo (04/04)
  5. Criações Artísticas – Com Lilian Maus e Pedro Gonzaga (05/04)
  6. Audiovisual e Desenvolvimento – Com César Piva (08/04)

O LabCultura.RS representa uma oportunidade valiosa para impulsionar o cenário cultural do Rio Grande do Sul, oferecendo capacitação e orientação especializada para projetos selecionados nos editais da Lei Paulo Gustavo. Com uma programação diversificada e a participação de especialistas renomados, o programa visa fortalecer e aprimorar iniciativas culturais, contribuindo para a diversidade e o desenvolvimento do setor. Essa iniciativa reflete o compromisso do estado em promover e valorizar a cultura local, proporcionando oportunidades de crescimento e profissionalização para agentes culturais e proponentes de projetos.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 886

Descubra mais sobre Curtindo PoA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading