A limpeza do Mercado Público de Porto Alegre, será retomada na terça-feira, 28 de maio. Os trabalhos, que tiveram início na quinta-feira, 23 de maio, foram interrompidos devido à chuva e ao aumento no nível do Guaíba. A previsão da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio é que o mercado possa ser parcialmente reaberto em meados de junho.
Parceria com Empresa Privada para Limpeza
A empresa Stihl, especializada em ferramentas motorizadas portáteis, foi contratada para realizar a limpeza das áreas comuns do Mercado Público. Avaliados em R$ 284 mil, os serviços incluem a desinfecção do local e a remoção de lodo com hidrojateamento e auxílio de caminhão-pipa. A estimativa é que essa etapa da limpeza dure menos de cinco dias.
“Conseguimos retirar muitas coisas em poucas horas de trabalho no dia em que suspendemos os trabalhos. Portanto, acreditamos que mais dois ou três dias inteiros de limpeza das áreas comuns serão suficientes”, afirmou André Barbosa, secretário municipal de Administração e Patrimônio. A previsão é que a limpeza comece na terça-feira de manhã e continue até sábado, caso o tempo permaneça bom.
A segunda etapa do processo de limpeza permitirá a entrada dos permissionários para avaliar os prejuízos e realizar o descarte de resíduos com o auxílio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Após isso, está prevista a higienização e dedetização da área térrea e do piso superior. A abertura parcial do Mercado Público está prevista para o dia 15 de junho.
Impacto Econômico e Expectativas sobre o Mercado Público de Porto Alegre
Rafael Sartori, presidente da Associação do Comércio do Mercado Público Central, destacou a magnitude dos prejuízos, estimados em quase R$ 20 milhões devido à perda de estoque e faturamento. “Estamos tensos e ansiosos com toda essa situação, nossos negócios estão desmoronando depois de ficarem mergulhados”, afirmou Sartori.
O secretário Barbosa ressalta que a abertura será parcial, pois ainda é incerto quais bancas conseguirão retomar as atividades normalmente após a limpeza. Além da perda de estoque, alguns locais podem ter perdido equipamentos como freezers e câmaras frias. A enchente chegou a 1,70m acima do nível registrado na grande enchente de 1941, causando danos significativos.
Após a conclusão da limpeza das áreas comuns, os permissionários poderão entrar nas lojas para avaliar o real estrago de cada operação. A prefeitura espera que, com a colaboração e esforços conjuntos, o Mercado Público possa voltar a funcionar parcialmente, proporcionando um alívio para os comerciantes e a comunidade.
A retomada da limpeza do Mercado Público de Porto Alegre é um passo crucial para a recuperação após as enchentes. A parceria com a empresa Stihl e a organização dos trabalhos pela Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio visam garantir a segurança e a viabilidade do espaço para comerciantes e clientes. A expectativa é que a reabertura parcial traga algum alívio econômico e marque o início da recuperação total do mercado histórico.
Gostou da matéria? Siga a gente no Facebook, Instagram e Twitter, acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia de Porto Alegre.