Porto Alegre pode ter linha direta de ônibus para Expointer devido à inoperância do Trensurb

A discussão sobre a linha direta de ônibus foi apresentada pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan).

Não é novidade para ninguém que a inoperabilidade do trem de Novo Hamburgo até Porto Alegre é um problemão para a locomoção da população. E até mesmo os eventos são duramente afetados por essa questão. Exemplo disso, é a 47ª Expointer, que acontecerá entre os dias 24 de agosto a 1º de setembro. Com a inoperação do trem entre o Centro Histórico e o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, a comissão organizadora da feira e a Metroplan estudam disponibilizar uma linha direta de ônibus até o evento.

A discussão sobre a linha direta de ônibus foi apresentada pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). Na reunião, estiveram presentes o secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, o superintendente da Metroplan, Francisco Hörbe, e o presidente da Trensurb, Ernani Fagundes.

De acordo com Kuhn,

“É fundamental reforçar o transporte durante o evento, considerando o grande número de visitantes que se desloca até a Expointer, muitos vindo da Capital e de outras cidades da Região Metropolitana. Queremos construir alternativas conjuntas para melhor atender essas pessoas”.

Kuhn ressalta que a feira é fundamental para auxiliar na recuperação econômica do estado.

Estação Farrapos deve funcionar a partir do dia 20 de setembro

No momento, o trem opera apenas entre as estações Novo Hamburgo e Canoas. Com relação à Porto Alegre, o prazo para voltar a atuar até a Estação Farrapos é 20 de setembro. Ou seja, 19 dias após o fim da feira. Dessa forma, o ônibus vai levar as pessoas de graça, para fazer a integração da Estação Mathias Velho, em Canoas, com o Centro de Porto Alegre.

De acordo com Ernani Fagundes,

“A Expointer é nosso maior evento e também período de maior arrecadação, mas devido às subestações de energia ainda não estarem todas operacionais, não conseguimos reduzir o tempo entre as viagens. Até que a operação esteja normalizada, vamos contratar ônibus para complementar o trajeto entre Mathias Velho e o Centro de Porto Alegre, evitando penalizar os usuários”.

Por fim, Hörbe mencionou que há a possibilidade de criar uma linha de ônibus especial para a Expointer. A mesma, partiria de Porto Alegre para o Parque Assis Brasil, sem paradas no meio do caminho.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 1257

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading