loft-imoveis

Loft mapeia imóveis populares para o governo comprar aos atingidos pela enchente

A empresa de tecnologia imobiliária Loft uniu forças com a prefeitura de Porto Alegre para fornecer dados cruciais sobre imóveis disponíveis na cidade. Esta colaboração visa identificar propriedades com valores até R$ 200 mil, com potencial para serem integradas em programas governamentais de apoio a famílias afetadas por enchentes. Esta iniciativa é um passo inicial para mapear o mercado imobiliário local e oferecer soluções habitacionais para quem mais precisa.

A Loft, conhecida por sua inovação no setor imobiliário, está disponibilizando seu banco de dados, que inclui informações de imóveis das empresas Auxiliadora Predial, Foxter e Suder. Este esforço conjunto pretende mapear o estoque de imóveis que possam se adequar aos critérios dos programas de assistência governamental.

— Também estamos conversando com outras plataformas para compreender o que temos de estoque de imóveis na cidade. Todos serão analisados igualmente — explicou Germano Bremm, secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre.

Ferramentas e Recursos Disponibilizados pela Loft

Para auxiliar a prefeitura na avaliação dos imóveis, a Loft disponibilizou uma calculadora que cruza valores da região, verificando se os preços estão adequados. Além disso, a empresa ofereceu o apoio de um cientista de dados para interpretar o cenário e auxiliar na tomada de decisões estratégicas.

— Nosso papel nesse momento é apoiar com informação e conhecimento. Por isso, também oferecemos um cientista de dados para ajudar a compreender esse cenário — afirmou João Melhado, diretor de Políticas Públicas e Conformidade da Loft.

Próximos Passos e Alternativas

Embora a parceria represente um avanço significativo, o processo ainda está em fase inicial, sem definições concretas sobre compra, prazos ou formas de disponibilização dos imóveis para as famílias afetadas. A prefeitura de Porto Alegre continua a explorar outras possibilidades, como a construção de novas casas e o aproveitamento de imóveis do programa Minha Casa Minha Vida, aguardando orientações e definições da União.

A colaboração entre a Loft e a prefeitura de Porto Alegre demonstra um esforço conjunto e inovador para enfrentar os desafios habitacionais decorrentes das enchentes. Ao mapear imóveis acessíveis e integrar ferramentas tecnológicas na avaliação de preços, essa parceria promete oferecer soluções concretas e sustentáveis para as famílias necessitadas, contribuindo para a reconstrução e melhoria da qualidade de vida na cidade.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia de Porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, mora em Porto Alegre desde 2020, e compartilha aqui suas experiências pela capital gaúcha.