Lula vem ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (15)

Na tarde da última segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou planos de visitar o Rio Grande do Sul na próxima quarta-feira (15). O objetivo é anunciar medidas de apoio financeiro direto às pessoas afetadas pelas enchentes que devastaram várias regiões do estado.

O anúncio vem após uma reunião virtual com o governador gaúcho, na qual o governo federal formalizou o envio ao Congresso Nacional de um projeto de lei visando a suspensão da dívida do estado com a União por três anos. Com renúncia total dos juros, a medida libera um montante de R$ 11 bilhões para recuperação da infraestrutura.

Lula promete ajuda para quem perdeu tudo

De acordo com Lula:

“Amanhã, eu quero anunciar uma série de medidas para as pessoas físicas, ou seja, o recurso para que as pessoas que perderam suas coisas, que precisam comprar alguma coisa, recebam recursos da União para que possam começar a repor parte daquilo que perderam”.

Entretanto, o presidente deve fazer esses anúncios nesta quarta-feira (15). Em suma, uma das propostas em consideração é a implementação de um Auxílio Emergencial semelhante ao adotado durante a pandemia de covid-19, especialmente para socorrer aqueles que perderam suas fontes de renda e estão desempregados.

O presidente convocou uma reunião ministerial extraordinária ainda para esta segunda-feira, com a participação de todos os ministros, a fim de discutir medidas adicionais de apoio às vítimas das enchentes, com destaque para as famílias abrigadas, que totalizam quase 80 mil pessoas. Mais de meio milhão de pessoas estão desalojadas, buscando refúgio em casas de amigos ou familiares.

“Não vamos descansar enquanto o Rio Grande do Sul não estiver 100% de pé, vendendo e emprestando o orgulho do povo gaúcho”, assegurou o presidente Lula, demonstrando o compromisso do governo em auxiliar na reconstrução do estado e no amparo às comunidades afetadas pelas enchentes.

A iniciativa reflete a mobilização e a solidariedade nacional diante da calamidade que assola o Rio Grande do Sul, sinalizando esforços conjuntos para mitigar os danos e promover a recuperação rápida e eficaz das áreas atingidas.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 981

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading