Mãe Gaúcha: programa distribui kits de enxoval às gestantes em Porto Alegre

O programa Mãe Gaúcha contempla gestantes a partir da 28ª semana de gravidez que residem nos municípios que aderirem ao edital.

Desde o último dia 4 de abril, gestantes em situação de vulnerabilidade social atendidas pelas unidades de saúde de Porto Alegre estão recebendo um kit de itens essenciais para os primeiros dias de vida do bebê. A entrega é possível por meio do programa Mãe Gaúcha, do governo estadual. A solenidade de entrega dos kits aconteceu no Centro Logístico da Casa Militar e contou com a presença dos secretários municipais de Saúde, Fernando Ritter, e adjunto do Desenvolvimento Social, Nelson Beron, pastas responsáveis pela logística de distribuição em Porto Alegre.

A primeira a receber o kit foi a gestante Fabiana Aires Fernandes da Silva, que está com 28 semanas de gestação e é atendida na Unidade de Saúde Mapa. Emocionada, ela agradeceu o benefício: “Aquela bolsa, para muitos, é só uma bolsa. Mas para nós, mães de baixa renda, é de grande valor, porque a gente sabe que nossos filhos vão sair da maternidade aquecidos e muitos não têm essa oportunidade”. Fabiana ainda está decidindo se o nome da sua bebê será Vitória ou Sofia.

Um kit completo para o bem-estar do bebê

O programa estadual distribuiu à Capital 2,1 mil kits com os seguintes itens:

  • Cobertor
  • Toalha de banho com capuz
  • Casaquinho de moletom
  • Macacões longos e curtos
  • Bodies
  • Culotes
  • Meias
  • Bolsa maternidade

“É importante promovermos o acolhimento e bem-estar, trazendo mais conforto para os bebês e tranquilidade para as mães atendidas nas nossas unidades de saúde”, frisou o secretário de Saúde, Fernando Ritter.

O secretário adjunto do Desenvolvimento Social, Nelson Beron, complementou: “Que a gente possa, cada vez mais, trabalhar com o olhar para a infância e para o desenvolvimento social dessa forma tão humana como está sendo olhada, seja na Lomba de Pinheiro, no Morro da Cruz e no Partenon”.

Quem pode receber o kit Mãe Gaúcha?

O programa Mãe Gaúcha contempla gestantes a partir da 28ª semana de gravidez que residem nos municípios que aderirem ao edital, como é o caso de Porto Alegre. As mamães precisam estar com o pré-natal em dia, ser inscritas no Cadastro Único e receber o benefício do Bolsa Família ou estar aguardando o deferimento da inscrição no programa.

Aqui, segue o formulário de inscrição para o programa.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia de Porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.