Os 10 maiores jogadores de futebol da história do RS

O Rio Grande do Sul é um verdadeiro celeiro de craques, exportando os maiores jogadores de futebol da história para todo o mundo. Alguns deles deixaram sua marca de forma tão profunda no esporte que são considerados verdadeiros patrimônios históricos. Este artigo destaca alguns dos jogadores gaúchos que entraram para a história do futebol, relembrando suas realizações, feitos memoráveis e o legado que deixaram.

Estes jogadores são exemplos do que o Rio Grande do Sul tem de melhor a oferecer ao futebol. Com talento, dedicação e amor ao jogo, cada um deles deixou sua marca na história do esporte e continua a inspirar novas gerações de jogadores. O legado que deixaram serve como um lembrete do potencial do futebol gaúcho e de como este esporte apaixonante pode unir pessoas de diferentes origens em torno de uma paixão comum.

Leia também: Quais são as rádios de Porto Alegre? As principais estações do AM e FM.

Eurico Lara Fonseca

Nascimento: Uruguaiana, 24 de janeiro de 1897 — Falecimento: Porto Alegre, 6 de novembro de 1935

Eurico Lara Fonseca
Eurico Lara Fonseca

Eurico Lara é um nome que remonta à era do amadorismo do futebol gaúcho. Nascido em Bagé, Lara foi goleiro do Grêmio de 1920 a 1935. Durante sua carreira, se tornou um verdadeiro ídolo do clube e é lembrado até hoje como um dos maiores goleiros da história do Grêmio.

A lenda de Lara é reforçada pelo famoso Grenal “Grenal Farroupilha”, no qual, mesmo doente, Lara defendeu o gol gremista até o final do jogo. Sua dedicação e amor ao clube são lembrados até hoje pela torcida tricolor.

Osmar Fortes Barcellos (Tesourinha)

Nascimento: Porto Alegre/RS, 3 de outubro de 1921 — Falecimento: Porto Alegre, 17 de junho de 1979

Osmar Fortes Barcellos (Tesourinha)
Osmar Fortes Barcellos (Tesourinha)

Osmar Fortes Barcellos, o “Tesourinha”, foi um jogador que se destacou não apenas pela qualidade técnica, mas também pela personalidade carismática. Tesourinha foi um ponta-direita habilidoso e rápido, tendo jogado na dupla Gre-Nal e no Vasco da Gama. É reconhecido como um dos maiores ídolos do Internacional.

Tesourinha ficou conhecido por seu drible característico, que parecia uma tesoura, e é considerado um dos maiores dribladores da história do futebol brasileiro. Sua carreira foi marcada por conquistas importantes, como o Campeonato Gaúcho e o Campeonato Carioca.

Paulo César Carpegiani

Nascimento: Erechim/RS, 7 de fevereiro de 1949

Paulo César Carpegiani
Paulo César Carpegiani

Paulo César Carpegiani é outro nome que entrou para a história do futebol gaúcho e brasileiro. Natural de Erechim, Carpegiani iniciou sua carreira no Internacional, onde conquistou importantes títulos. Seu bom desempenho lhe rendeu uma vaga na seleção brasileira, pela qual conquistou a Copa do Mundo de 1970.

Após encerrar sua carreira como jogador, Carpegiani seguiu para a carreira de treinador, onde também se destacou. Comandou clubes como Flamengo, Corinthians e São Paulo, além da seleção do Paraguai. É lembrado até hoje como um dos grandes nomes do futebol gaúcho e brasileiro.

Cláudio André Mergen Taffarel

Nascimento: Santa Rosa / RS, 8 de maio de 1966

Cláudio André Mergen Taffarel
Cláudio André Mergen Taffarel

Cláudio Taffarel é um dos goleiros mais célebres do futebol brasileiro. Natural de Santa Rosa, ele se destacou no Internacional e depois na Seleção Brasileira, onde foi campeão do mundo em 1994. Seu desempenho na final do torneio, contra a Itália, foi fundamental para a conquista do tetracampeonato.

Taffarel também teve uma carreira de sucesso na Europa, onde jogou por clubes como Galatasaray, da Turquia, e Parma, da Itália. É considerado um dos melhores goleiros da história do futebol brasileiro e é lembrado por suas defesas acrobáticas e sua segurança debaixo das traves.

Carlos Caetano Bledorn Verri (Dunga)

Nascimento: Ijuí/RS, 31 de outubro de 1963

Carlos Caetano Bledorn Verri (Dunga)
Carlos Caetano Bledorn Verri (Dunga)

Dunga, nascido em Ijuí, foi um dos grandes volantes do futebol brasileiro e internacional. Conhecido pela sua liderança em campo e seu estilo de jogo combativo, Dunga foi capitão da seleção brasileira que conquistou o tetracampeonato na Copa do Mundo de 1994.

Dunga também teve uma carreira de sucesso na Europa, jogando por clubes como Fiorentina, Pisa e Stuttgart. Após encerrar sua carreira, se tornou técnico de futebol, com passagens pela seleção brasileira e por clubes como Internacional e Cruzeiro.

Mauro Geraldo Galvão

Nascimento: Porto Alegre/RS, 19 de dezembro de 1961

Mauro Geraldo Galvão
Mauro Geraldo Galvão

Mauro Galvão é outro nome que merece destaque no cenário do futebol gaúcho e brasileiro. Nascido em São Borja, Mauro Galvão foi um zagueiro de muita técnica e liderança, com passagens por clubes como Internacional, Grêmio, Botafogo e Bangu, além de ter atuado em equipes europeias.

Galvão também teve passagens pela seleção brasileira, tendo participado de três Copas do Mundo (1986, 1990 e 1998). Após encerrar a carreira como jogador, se tornou técnico, com passagens por diversos clubes brasileiros.

Renato Portaluppi

Nascimento: Guaporé/RS, 9 de setembro de 1962

Renato Portaluppi
Renato Portaluppi

Renato Portaluppi, ou simplesmente Renato Gaúcho, é um dos maiores ídolos da história do Grêmio. Nascido em Guaporé, Renato se destacou como atacante e conquistou diversos títulos pelo Tricolor Gaúcho, incluindo a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes em 1983.

Após encerrar a carreira como jogador, Renato seguiu a carreira de técnico, com grande sucesso. Comandou o Grêmio em várias oportunidades, conquistando títulos como a Copa do Brasil e a Copa Libertadores.

Ronaldinho Gaúcho

Nascimento: Porto Alegre/RS, 21 de março de 1980

Ronaldinho Gaúcho
Ronaldinho Gaúcho

Por último, mas certamente não menos importante, temos Ronaldinho Gaúcho. Nascido em Porto Alegre, Ronaldinho iniciou sua carreira no Grêmio, onde já dava mostras de seu talento. Depois, se destacou no Paris Saint-Germain, Barcelona, Milan e Atlético Mineiro, além da seleção brasileira.

Ronaldinho é lembrado pela sua técnica refinada, seus dribles desconcertantes e sua alegria em campo. Foi eleito duas vezes o melhor jogador do mundo pela FIFA e é considerado um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro e mundial.

Cássio Roberto Ramos

Nascimento: Veranópolis/RS, 6 de junho de 1987

Cássio Roberto Ramos
Cássio Roberto Ramos

Cássio é outro goleiro gaúcho que tem feito história no futebol brasileiro. Nascido em Veranópolis, Cássio se destacou no Grêmio antes de se transferir para o Corinthians, onde tem uma carreira recheada de conquistas.

Conhecido por suas grandes defesas e sua liderança em campo, Cássio foi fundamental na conquista da Libertadores e do Mundial de Clubes pelo Corinthians em 2012. Até hoje, é reverenciado pela torcida corintiana e considerado um dos melhores goleiros da história do clube.

Alisson Ramses Becker

Nascimento: Novo Hamburgo/RS, 2 de outubro de 1992

Alisson Ramses Becker
Alisson Ramses Becker

Alisson Becker é um dos goleiros mais respeitados do futebol atual. Nascido em Novo Hamburgo, Alisson se destacou no Internacional antes de se transferir para a Roma, na Itália. Atualmente, defende o Liverpool, na Inglaterra, e a Seleção Brasileira.

Com reflexos rápidos, excelente colocação e ótima saída de gol, Alisson tem se destacado nos últimos anos como um dos melhores goleiros do mundo. Foi peça fundamental na conquista da Copa América de 2019 pela seleção brasileira e na conquista da Liga dos Campeões da UEFA pelo Liverpool em 2019.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast é redatora de web sites há cerca de 8 anos, tendo ao todo 15 anos de experiência com produção de conteúdo para a internet. Graduada em Administração de Empresas (Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre), encontrou sua verdadeira paixão na administração de websites.

Devido sua experiência com redação de conteúdo, obteve registro profissional como jornalista pelo Ministério do Trabalho (Registro Profissional: 0020361/RS).

É porto-alegrense raiz, nascida e criada na zona norte da cidade, mas muito apaixonada pela zona sul e pela orla do Guaíba. Ama a cidade e está sempre em busca de trazer mais informações que possam ajudar seus conterrâneos a curtirem mais o que Porto Alegre tem para oferecer!

Artigos: 435

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading