Qual número para receber mensagem da Defesa Civil de Porto Alegre?

Descobrir informações atualizadas sobre alertas e situações de risco em sua região é essencial para garantir a segurança e tomar medidas preventivas. Em Porto Alegre, contar com o apoio da Defesa Civil é fundamental para receber essas informações importantes. Mas você sabe qual é o número para receber mensagens da Defesa Civil de Porto Alegre?

Se você quer receber mensagens da Defesa Civil de Porto Alegre, é fácil! Basta enviar um SMS para o número 40199 com o CEP da sua região. Assim que fizer isso, a Defesa Civil vai enviar uma mensagem de confirmação do seu cadastro. A partir desse momento, você passará a receber alertas periódicos sobre a situação de maior gravidade na sua região.

Além disso, é possível também receber mensagem da Defesa Civil de Porto Alegre pelo WhatsApp e pelo Telegram. Quer saber como? Siga a leitura que explicamos tudo detalhadamente nos tópicos abaixo.

Leia também: Previsão do tempo para Porto Alegre no final de semana (16 à 20 de junho).

Como enviar SMS para a Defesa Civil de Porto Alegre?

Como enviar SMS para a Defesa Civil de Porto Alegre
Imagem: Edição

Enviar um SMS para a Defesa Civil é simples. Basta mandar uma mensagem para o número 40199 com o CEP da área que você quer acompanhar. Assim, você ficará atualizado sobre os alertas e informações importantes relacionadas à sua região.

Como receber mensagens da Defesa Civil RS pelo WhatsApp?

Como receber mensagens da Defesa Civil RS pelo WhatsApp
Imagem: Edição

Se você preferir receber os alertas da Defesa Civil RS pelo WhatsApp, é possível! O envio de alertas pelo WhatsApp é feito através da Plataforma Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), que é mantida e gerida pela Defesa Civil Nacional.

Para ter acesso a esse serviço, é necessário se cadastrar ligando para o telefone (61) 2034-4611, acessando o link https://wa.me/556120344611 ou escaneando o QR Code fornecido.

Após o cadastro, você poderá interagir com o chatbot (robô de atendimento) enviando um simples “Oi”. A partir desse momento, você poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra localização de seu interesse para receber as mensagens encaminhadas pelos órgãos de defesa civil locais.

Como receber mensagens da Defesa Civil RS pelo Telegram?

Como receber mensagens da Defesa Civil RS pelo Telegram
Imagem: Edição

Se você usa o Telegram e quer receber os alertas da Defesa Civil RS, basta procurar o contato “Defesa Civil Alertas” no aplicativo ou através deste link.

Ao encontrar, envie uma mensagem de “olá” para o robô de alertas e siga as instruções na tela para cadastrar as áreas de interesse ou pesquisar os alertas que já estão vigentes.

O que pode ser denunciado à Defesa Civil de Porto Alegre?

A Defesa Civil de Porto Alegre está preparada para receber diversas denúncias e situações de risco. Você pode denunciar colisões, tombamentos ou quedas de veículos de transporte, rupturas ou colapso de vias públicas, bem como ruptura ou vazamento em dutos, galerias ou reservatórios.

Além disso, a Defesa Civil também aceita denúncias relacionadas a sinais de risco em geral, como trincas, deformações, fumaça, odores ou ruídos incomuns. Portanto, se você notar qualquer situação perigosa ou que represente um risco para a segurança, não hesite em entrar em contato com a Defesa Civil.

Qual é o papel da Defesa Civil de Porto Alegre?

A Defesa Civil desempenha um papel fundamental na prevenção, mitigação, preparação para emergências, resposta e reconstrução de desastres. Sua atuação visa reduzir os riscos de desastres, realizando ações permanentes nos estados, municípios e no Distrito Federal. Além disso, a Defesa Civil realiza atividades de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação em níveis federal, estadual e municipal, com a participação ativa da comunidade.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast é redatora de web sites há cerca de 8 anos, tendo ao todo 15 anos de experiência com produção de conteúdo para a internet. Graduada em Administração de Empresas (Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre), encontrou sua verdadeira paixão na administração de websites.

Devido sua experiência com redação de conteúdo, obteve registro profissional como jornalista pelo Ministério do Trabalho (Registro Profissional: 0020361/RS).

É porto-alegrense raiz, nascida e criada na zona norte da cidade, mas muito apaixonada pela zona sul e pela orla do Guaíba. Ama a cidade e está sempre em busca de trazer mais informações que possam ajudar seus conterrâneos a curtirem mais o que Porto Alegre tem para oferecer!

Artigos: 439

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading