Mesmo com a pausa da chuva, rios devem seguir subindo

Porto Alegre e sua região metropolitana enfrentam um cenário preocupante devido à elevação dos rios, mesmo que a chuva pare nas próximas horas. Especialistas consultados pela reportagem nesta quinta-feira (2) preveem que os efeitos das chuvas intensas dos últimos dias continuarão a se manifestar, afetando diretamente a vida dos moradores.

O aumento do volume dos rios é um fenômeno complexo e com desdobramentos temporais. De acordo com Franco Buffon, gerente de hidrologia e gestão territorial do Serviço Geológico do Brasil (SGB), alguns rios, como o Gravataí e o dos Sinos, possuem uma resposta hidrológica mais lenta. Isso significa que a manifestação do aumento do nível da água pode levar dias para se manifestar em pontos mais distantes, como em Porto Alegre. O Rio Jacuí, por exemplo, ainda levará tempo para refletir a chuva recente em seu nível.

Pedro Camargo, hidrólogo da Sala de Situação do governo estadual, projeta um cenário desafiador. Ele aponta que o Rio dos Sinos continuará a subir, com o pico previsto para o final de semana. Ainda há previsão de chuvas volumosas no Estado, o que aumentará os cursos d’água e, por consequência, o nível do Guaíba, intensificando os problemas enfrentados pela população local.

O alerta dos especialistas ressalta a importância da preparação e da adoção de medidas preventivas pela população e pelas autoridades competentes, visando minimizar os impactos desses eventos climáticos extremos.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 1076

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading