Moradores da Torre 10 do condomínio que explodiu em Porto Alegre (bairro Rubem Berta) no último dia 4 de janeiro acusam a Consigaz, Caixa e Tenda de negligência. O acidente deixou sete pessoas feridas e um óbito.
Os moradores o prédio em que ocorreu a explosão se reuniram no dia 7 de janeiro e lançaram um documento com sua versão dos fatos. De acordo com o relato, os moradores já enfrentavam problemas com o gás desde a entrega das chaves do empreendimento, em novembro de 2023.
“A pressão do gás era muito alta, inclusive queimando os fogões dos moradores”, disse a moradora Andrea. “Além disso, também relatamos problemas ao instalar a mangueira do gás, onde havia a conexão, pois quando colocávamos a mangueira, a conexão da parede girava junto, deixando escapar gás.“
Os moradores relataram os problemas para a Master Condominial, empresa responsável pela administração do condomínio, mas não obtiveram respostas.
Relato dos moradores do condomínio que explodiu em Porto Alegre
Na noite da explosão, os moradores da Torre 10 sentiram um forte cheiro de gás. Eles avisaram o porteiro, que desligou a central de gás.
Em seguida, os moradores começaram a evacuar o prédio, mas os moradores do apartamento 303, onde ocorreu a explosão, não escutaram os chamados.
Os bombeiros foram chamados e chegaram ao condomínio às 00h08. Eles foram até o apartamento 303 e bateram na porta, mas não obtiveram resposta.
“A maçaneta do apartamento mexe. Tiago e Rodrigo, moradores do 303, aparecem pela fresta da porta. Apartamento está com as luzes apagadas. Sai cheiro fortíssimo de gás”, disse o morador Carlos da Torre 09.
Os bombeiros perguntaram se havia vazamento, mas Tiago e Rodrigo estavam visivelmente tontos e atordoados e não conseguiram responder.
Nesse momento, os bombeiros pediram que os moradores que estavam acompanhando a ação descessem. Eles também pediram que Tiago e Rodrigo abrissem a porta.
“Os bombeiros disseram ‘então tá, boa noite!’ e a porta fechou”, disse Carlos da Torre 09.
Segundo o relato dos moradores, segundos depois houve uma explosão.
“Moradores do 503, ao passar pelo terceiro andar veem Tiago deitado no chão e Rodrigo em pé ao lado dele. Tem muito fogo saindo do apartamento e Tiago está queimando no chão“, disse a moradora Alexandra.
Os dois moradores ficaram gravemente feridos e foram socorridos pelos bombeiros.
Consigaz e Caixa se manifestam
Após a explosão, a Consigaz, empresa responsável pelo fornecimento de gás no condomínio, emitiu uma nota dizendo que o acidente foi causado por um “vazamento nas conexões”.
A Caixa Econômica Federal, que financiou a construção do condomínio, também emitiu uma nota dizendo que está prestando assistência aos moradores.
Moradores do Condomínio Alto São Francisco exigem indenização
Os moradores da Torre 10 estão pedindo indenização à Caixa e à Tenda, construtora do empreendimento. Eles alegam que as empresas são responsáveis pelo acidente.
“Nós queremos justiça“, disse a moradora Mauren. “Queremos que as empresas sejam responsabilizadas por tudo o que aconteceu.”
Gostou da matéria? Siga a gente no Facebook, Instagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.