Nacional de Imbé e Xangri-lá vão fechar em janeiro

Não são apenas os moradores da Zona Norte de Porto Alegre que vão sofrer com os cortes do Carrefour. É dito isso pois, após o anúncio do fechamento do BIG da Sertório, o litoral norte também recebeu péssimas notícias. Em suma, o Grupo Carrefour anunciou o fechamento de duas unidades da bandeira Nacional no Litoral do Rio Grande do Sul. As lojas afetadas estão localizadas em Imbé e Xangri-lá, e encerrarão suas atividades em janeiro de forma definitiva. Essa medida vem no contexto do fechamento de diversas lojas do grupo na região, incluindo hipermercados.

Por que o Nacional vai fechar no Litoral Norte?

De acordo com a presidente do Sindicato dos Comerciários de Santo Antônio da Patrulha e Litoral, Adriana Costa de Oliveira, as duas unidades têm décadas de funcionamento. Segundo ela, o Grupo Carrefour deu como justificativa do encerramento, a baixa nas vendas. A forte concorrência, especialmente com a entrada dos atacarejos nas praias, é apontada como um fator agravante.

O sindicato estima que cerca de 130 empregados serão afetados com o fechamento das duas lojas, sendo parte deles realocada e o restante sujeito a demissões. No entanto, ainda permanecerão abertos cinco supermercados do Nacional na região, localizados em Santo Antônio da Patrulha, Osório, Tramandaí, Capão da Canoa e Torres.

O Grupo Carrefour vem passando por uma reestruturação em sua presença no Rio Grande do Sul, com o fechamento de diversas unidades em diferentes formatos, como hipermercados e supermercados, em resposta a mudanças no cenário de varejo e a desafios específicos em determinadas localidades.

O que diz o Grupo Carrefour?

O Grupo Carrefour Brasil emitiu uma nota oficial informando que está atualmente em um processo de revisão de seu portfólio, como parte de uma estratégia para otimizar a rede de lojas dentro de seu ecossistema. Nesse contexto, algumas lojas serão convertidas para outros formatos, e também são esperados fechamentos pontuais.

A nota destaca o compromisso contínuo do Grupo Carrefour Brasil com o estado do Rio Grande do Sul, considerando-o uma praça de extrema importância para seus negócios. A empresa assegura que manterá sua presença no estado, operando em diferentes formatos, incluindo Varejo, Cash&Carry e Clube de Compras.

A revisão do portfólio reflete a adaptação do Grupo Carrefour Brasil ao dinâmico ambiente de varejo, buscando alinhar suas operações de forma eficiente e estratégica.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 1100

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading