Nível do Guaíba pode ultrapassar cota de alerta em Porto Alegre nesta quarta-feira

A população pode acompanhar o nível do Guaíba em tempo real através do site da Prefeitura de Porto Alegre.

O Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS emitiu uma nova projeção nesta segunda-feira (17) indicando que o nível do Guaíba pode ultrapassar a cota de alerta a partir de quarta-feira (19), no pior cenário. A elevação do rio, no entanto, não deve levar à inundação da região central da cidade.

Cenários e Previsões do Nível do Guaíba

Os cenários previstos pelo IPH consideram as chuvas acima do esperado que ocorreram no fim de semana, impactando os rios afluentes do Guaíba e elevando os níveis do próprio rio. As projeções indicam um aumento gradual do nível do Guaíba nos próximos dias, com a possibilidade de ultrapassar a cota de alerta de 3,15 metros na régua da Usina do Gasômetro a partir de quarta-feira.

Nível do Guaíba pode ultrapassar cota de alerta em Porto Alegre nesta quarta-feira Nível do Guaíba pode ultrapassar cota de alerta em Porto Alegre nesta quarta-feira |
Imagem: IPH / UFRGS/Divulgação

É importante ressaltar que, mesmo que a cota de alerta seja ultrapassada, as previsões não indicam que o Guaíba deva transbordar seu leito e inundar áreas da região central da cidade. A cota de inundação, definida em 3,60 metros para a régua da Usina do Gasômetro, não deve ser atingida, segundo as projeções atuais.

Os hidrólogos do IPH alertam para a necessidade de acompanhar a evolução das chuvas e do nível do rio nos próximos dias, considerando a incerteza das previsões meteorológicas. É importante que a população se mantenha informada e siga as orientações das autoridades.

Mudanças na Medição

Vale destacar que a medição do nível do Guaíba está sendo realizada em um novo ponto desde maio, após a destruição da estação original no Cais Mauá pelas cheias. A nova régua, instalada na Usina do Gasômetro, possui referências de alerta e inundação ajustadas para essa nova localização, com valores de 3,15 metros e 3,60 metros, respectivamente.

O boletim completo do IPH com as projeções detalhadas e as informações sobre a nova régua de medição está disponível no site do instituto. A população pode acompanhar o nível do Guaíba em tempo real através do site da Prefeitura de Porto Alegre.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia de Porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.