Nossa Arte Circula RS: Oportunidade para Artistas Gaúchos

O projeto “Nossa Arte Circula RS” faz parte do “Tchê Acolhe”, uma iniciativa do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac

Artistas de todo o Rio Grande do Sul têm uma oportunidade imperdível para apresentar seus trabalhos e ajudar na retomada do setor cultural após as enchentes. A convocação pública “Nossa Arte Circula RS”, promovida pelo Sesc/RS, está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira, dia 17 de junho.

A iniciativa vai selecionar 60 projetos divididos em três categorias: 20 de artes cênicas (circo, teatro e dança), 20 de música e 20 de literatura. Os projetos selecionados farão parte de circuitos culturais em 30 cidades do interior do Estado, com todos os custos de produção, divulgação, transporte e hospedagem cobertos pelo Sesc/RS.

As inscrições para o projeto “Nossa Arte Circula RS” são realizadas online através do formulário disponível aqui. O edital completo pode ser consultado no site do Sesc/RS.

Objetivo do projeto Nossa Arte Circula RS

O projeto “Nossa Arte Circula RS” faz parte do “Tchê Acolhe”, uma iniciativa do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, destinada a auxiliar os gaúchos em momentos de dificuldade, como explica a gerente de Cultura do Sesc/RS, Luciana Stello.

“Esta iniciativa fomenta, de um lado, que centenas de artistas envolvidos nestas 60 atrações selecionadas, alguns afetados diretamente pelas enchentes, outros afetados indiretamente pelo fechamento de espaços culturais, ganhem visibilidade e renda. Por outro, também fomenta a economia das regiões por onde estes circuitos passarão, em áreas como transporte, hospedagem e alimentação, que serão movimentadas”, pontua Stello.

Divulgações e Primeiras Cidades Contempladas

Os projetos contemplados serão divulgados no próximo dia 27 de junho nas redes sociais e no site do Sesc/RS. Cada circuito visitará três cidades e incluirá duas atrações de artes cênicas, duas de música e duas atividades de literatura, com três apresentações gratuitas em cada local.

Em agosto, as primeiras cidades a receber o projeto serão Passo Fundo, Erechim e Frederico Westphalen com o circuito 1, e Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo com o circuito 2. Até dezembro, mais cidades serão contempladas, como Alegrete, Uruguaiana, Santa Maria e Pelotas, entre outras.

Requisitos para Inscrição

A convocação é destinada exclusivamente a artistas profissionais representados por pessoa jurídica e residentes no Rio Grande do Sul. Não são aceitos espetáculos ou apresentações inéditas.

  • Música: Inscrições para duplas ou grupos de até seis participantes.
  • Literatura: Propostas de performances literárias, mediações de leitura e oficinas.
  • Artes Cênicas: Envio de vídeos das apresentações para avaliação.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected]

Informações Importantes

Se você é um artista gaúcho, não perca esta chance de levar sua arte a diferentes partes do Estado e contribuir para a revitalização cultural do Rio Grande do Sul. Compartilhe essa informação com outros artistas e ajude a divulgar esta importante iniciativa!

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia de Porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.