Novo Hamburgo: Calendário de cadastramento do novo sistema de ônibus

Confira abaixo, calendário e quem deve se cadastrar no novo sistema de ônibus, disponível na cidade de Novo Hamburgo.

Uma mudança significativa está acontecendo no transporte público de Novo Hamburgo, e agora a fase de cadastramento dos usuários está em pleno andamento. Inicialmente voltado para idosos e pessoas com necessidades especiais, o processo busca modernizar o sistema de mobilidade do município. Neste artigo, vamos explorar os detalhes desse processo, desde o local de cadastramento até as vantagens oferecidas aos usuários.

Onde ocorre o cadastramento em Novo Hamburgo?

A Prefeitura está montando uma central de atendimento na Casa das Artes, localizada na Avenida Primeiro de Março, 59, Centro. A ideia é facilitar o acesso dos usuários ao cadastramento, que acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. A central, estrategicamente localizada em frente ao paradão, visa atender a demanda de idosos e pessoas com necessidades especiais.

Para realizar o cadastro no MixMob – Sistema Integrado de Mobilidade do Município, os idosos devem apresentar:

  • Um documento com foto;
  • Um comprovante de residência em Novo Hamburgo;
  • Já os portadores de necessidades especiais, além desses documentos, também precisam apresentar um comprovante de rendimentos e um laudo médico que comprove a condição.

Requerimento Online Antes do Atendimento Presencial

Antes de se dirigirem à Casa das Artes, os usuários devem preencher um requerimento disponível no site da plataforma. Esse procedimento é obrigatório para as pessoas com deficiência física, auditiva, visual ou mental, pacientes em tratamento de câncer, portadores de insuficiência renal e da Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida – SIDA.

Para garantir um atendimento ágil, a secretária Roberta Gomes de Oliveira informou que 15 profissionais serão mobilizados para receber os idosos, com um tempo estimado de 15 minutos por atendimento. A secretária destaca que estão preparados para atender, nessa fase inicial, cerca de 20 mil pessoas entre idosos e PCDs, mesmo considerando que nem todos utilizem o transporte coletivo.

Roberta ressalta as vantagens do novo sistema para estimular os idosos a se cadastrarem. Com o cartão MixMob, os idosos poderão ocupar qualquer lugar no ônibus, eliminando a necessidade de irem mensalmente à sede da Companhia Municipal de Urbanismo (Comur) para recarregar créditos no cartão de passagem.

Calendário de cadastramento por Idade

O cadastramento seguirá um cronograma por faixa etária. Abaixo, confira o calendário abaixo:

  • 80 anos ou mais: de 5 a 09 de fevereiro;
  • 75 anos ou mais: de 14 a 23 de fevereiro;
  • 70 anos ou mais: de 26/02 a 8 de março;
  • 65 anos ou mais: de 11 a 28 de março.

A modernização no transporte público de Novo Hamburgo é um passo importante para melhorar a experiência dos usuários. Com um processo de cadastramento eficiente e vantagens claras para os idosos, a expectativa é de que o novo sistema traga benefícios significativos para a comunidade.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 979

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading