Sistema de Pedágio Free Flow Entra em Operação em Fevereiro no RS

A partir de fevereiro, os pórticos do sistema de pedágio free flow começarão a cobrar tarifas em rodovias gaúchas. A concessionária CSG (Caminhos da Serra Gaúcha) informou que os pórticos instalados em diversas vias, como RS-240 e RS-446, iniciarão a cobrança no próximo mês.

Os pórticos localizados na RS-240, entre Capela de Santana e Montenegro, e RS-446, entre São Vendelino e Carlos Barbosa, estão entre os que começarão a cobrar tarifas em fevereiro. Além destes, pórticos nas RS-122, em trechos entre São Vendelino e Farroupilha, Antônio Prado e Ipê, e Portão e São Sebastião do Caí, também entrarão em operação.

Sendo assim, confira o cronograma de funcionamento:

  • ERS-122 / km 108 – Em operação, desde dezembro/2023      
  • ERS-122 / km 151 – Em fevereiro /2024  
  • ERS-446 / km 6 – Em fevereiro/2024
  • ERS-122 / km 45 – Em fevereiro /2024         
  • ERS-240 / km 30 – Em fevereiro/2024
  • ERS-122 / km 4 – Em fevereiro/2024

Fases de Teste e Previsões do Pedágio Free Flow

Esses pórticos estiveram em fase de teste desde dezembro, e a previsão é que o sistema passe por uma nova fase de teste antes do início da cobrança efetiva. A Base de Atendimento da CSG, em Capela de Santana, deve ser concluída até o final de janeiro.

O valor das tarifas ainda não foi definido pela Agergs, e a definição será divulgada durante janeiro. Os motoristas terão até 15 dias após a passagem pelos pórticos para efetuar o pagamento. Isso pode ser feito online, por meio do site freeflow.csg.com.br ou do aplicativo CSG FreeFlow, além de presencialmente nos totens das bases de atendimento.

O sistema free flow substituirá a antiga praça de pedágio em Portão, desativando-a. No entanto, a praça de Portão continuará operando para cobrança temporária manual para usuários do VVP (Visa Vale Pedágio).

Funcionamento do Free Flow

O free flow é um sistema de pedágio onde não é necessário parar. Os veículos passam livremente pelos pórticos, que leem as placas e identificam a quantidade de eixos. A cobrança é gerada com base nesses dados, e o motorista tem até 15 dias para efetuar o pagamento. Os motoristas com etiqueta eletrônica terão a tarifa debitada automaticamente, proporcionando uma experiência mais ágil e eficiente.

Abaixo, confira um vídeo do Governo do Estado, contando como vai funcionar o Free Flow:

Sendo assim, a comunidade deve ficar atenta às informações da concessionária para entender melhor o funcionamento e garantir uma transição suave para o novo sistema de pedágio free flow.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia de Porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Deixe um comentário