Boas Notícias: Orla do Guaíba vai ganhar um Novo Estacionamento

A orla do Guaíba, um dos cartões-postais mais emblemáticos de Porto Alegre, está prestes a passar por uma significativa transformação. Uma área de 1.125,97 m², anteriormente utilizada como quadra esportiva e há anos fechada, será convertida em um estacionamento. Essa mudança tem o potencial de amenizar a demanda por vagas de veículos na região, especialmente durante os fins de semana, quando o local se torna um ponto de encontro tanto para os residentes locais quanto para os turistas.

Estacionamento para até 40 carros na Orla do Guaíba

De acordo com a Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap), a área ao lado da Praça Júlio Mesquita poderá abrigar até 40 veículos. A decisão de reutilizar esse espaço vem após anos de inatividade, oferecendo uma nova utilidade para uma área que já foi dedicada ao lazer e ao esporte da comunidade.

O secretário da Smap, André Barbosa, detalha o processo de transformação da área: “Ali, há muito tempo atrás, havia uma quadra de futebol de salão ou de basquete. Ainda tem uma parte deste piso lá. Mas (este espaço) está desativado há bastante tempo, está fechado. Para preparar para o leilão, nós limpamos e fizemos uma roçada”, explica o secretário.

O destino desse novo estacionamento será determinado por meio de um leilão marcado para o dia 2 de abril. O processo está aberto a interessados que ofereçam o lance inicial de R$ 22,1 mil, com uma taxa mensal subsequente de R$ 11 mil para a prefeitura. Essa concessão temporária, com duração inicial de um ano renovável por até mais quatro, visa ativar o terreno enquanto planos de longo prazo estão sendo desenvolvidos para a área.

Revitalização Planejada

No horizonte, a prefeitura de Porto Alegre planeja uma grande revitalização que abrange não só a área ao redor do aeromóvel do Gasômetro, mas também a Praça Júlio Mesquita. Com propostas que incluem a instalação de cafés e outras atrações, lideradas por um consórcio de empresas com a Aerom Sistemas de Transporte à frente, a região tem o potencial de se tornar um vibrante ponto de encontro urbano.

A utilização da orla do Guaíba está em constante evolução, e este novo estacionamento é apenas um componente de um projeto maior de revitalização. A reutilização de espaços urbanos inativos não apenas melhora a infraestrutura existente, mas também promove uma maior vivência comunitária, contribuindo para a transformação do cenário urbano de Porto Alegre. Com essas iniciativas, a cidade se prepara para oferecer um ambiente mais dinâmico e acolhedor para todos os seus moradores e visitantes.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 952

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading