Polícia Federal Restabelece Agendamento Online para Emissão de Passaportes

O custo da emissão do passaporte comum é de R$ 257,25. Abaixo, confira todos os detalhes sobre o reestabelecimento do agendamento online.

A Polícia Federal (PF) retomou o serviço online de agendamento para emissão de passaportes pela internet nesta quarta-feira (24), após ter sido suspenso na quinta-feira (18) devido a uma tentativa de invasão detectada no ambiente de rede de computadores da instituição.

Em comunicado oficial, a PF afirmou que o sistema foi atualizado e o serviço foi restabelecido após o período de suspensão. Durante esse intervalo, a PF garantiu que os atendimentos agendados previamente em uma unidade emissora de passaportes foram realizados normalmente nas datas e horários marcados.

O agendamento para iniciar os procedimentos para a emissão do passaporte pode ser feito na página da Divisão de Passaporte da Polícia Federal. Para quem encontrar dificuldades de acesso ao formulário, mesmo após a retomada oficial do serviço, um aviso no site da PF orienta a buscar ajuda no suporte da página.

Processo de Agendamento para emissão de passaportes

Antes de se dirigir a uma delegacia da Polícia Federal, o cidadão deve realizar o agendamento virtual previamente. No serviço online, o solicitante deve preencher um formulário eletrônico com seus dados pessoais, escolher uma das datas e horários disponíveis e selecionar o posto de atendimento da PF onde deseja ser atendido.

No dia, hora e local agendados, o solicitante deve apresentar a documentação original necessária. O atendente público realizará a conferência das informações cadastradas inicialmente, além de coletar dados biométricos, como impressões digitais e fotografia facial.

A entrega do passaporte será feita na mesma unidade indicada no primeiro agendamento online e não poderá ser modificada. Após o atendimento presencial, o documento poderá ser retirado entre 6 e 10 dias úteis ou até 90 dias corridos. Após esse prazo máximo, o passaporte não entregue será cancelado, resultando na perda da taxa paga.

O custo para emissão de um passaporte comum é de R$ 257,25, podendo ser acrescido em caso de urgência na emissão do documento ou reimpressão de passaporte extraviado ou perdido, desde que ainda esteja válido.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 952

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading