Pagamento do IPTU 2024 em cota única segue até o dia 8 de março

Para facilitar ainda mais o acesso às guias de pagamento do IPTU 2024, a prefeitura disponibiliza diferentes canais de atendimento.

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou que os contribuintes que ainda não pagaram o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024 terão uma nova oportunidade para quitar o tributo em cota única, agora sem desconto, até o dia 8 de março. As guias de pagamento estão disponíveis nos canais digitais da prefeitura, oferecendo facilidade e comodidade aos munícipes.

Aqueles que optarem pelo parcelamento não precisam solicitar, pois o tributo será automaticamente dividido em até dez vezes, sem a incidência de juros. Os documentos para o pagamento parcelado estarão disponíveis a partir do dia 20 de fevereiro, permitindo que os contribuintes tenham uma gestão financeira mais flexível.

O secretário-adjunto da Fazenda, Jonas Machado, esclareceu que após o período de antecipação, aguarda-se a compensação bancária para gerar as guias do parcelamento. Como o vencimento só ocorrerá em 8 de março, não há necessidade de pressa. Machado ainda ressaltou que os contribuintes cadastrados com e-mail receberão o documento assim que estiver disponível.

Como acessar o IPTU 2024?

Para facilitar ainda mais o acesso às guias de pagamento do IPTU, a prefeitura disponibiliza diferentes canais de atendimento:

  • WhatsApp: A guia pode ser gerada em menos de dois minutos pelo número 51 3433-0156, opção 4.
  • Site e Aplicativo: As guias estão disponíveis no site do IPTU e no aplicativo 156+POA.
  • Atendimento Presencial: Idosos que preferirem receber a guia impressa podem solicitar pelo WhatsApp (51) 3433-0156, opção 4, função 7. Além disso, as guias podem ser obtidas nos seguintes locais:
    • Tudo Fácil Zona Norte: 3º andar do Bourbon Shopping Wallig – Avenida Assis Brasil, 2611, de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados das 10h às 14h.
    • Tudo Fácil Zona Sul: Avenida Wenceslau Escobar, 2666, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
    • Loja da Secretaria Municipal da Fazenda: Travessa Mario Cinco Paus, s/nº, no Centro Histórico, das 9h às 16h.

Com essa iniciativa, a prefeitura busca facilitar o cumprimento das obrigações fiscais dos contribuintes, oferecendo alternativas de pagamento e ampliando os canais de atendimento para maior comodidade da população.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 1100

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading